Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

“Voleibol sentado” responsável pela inclusão social

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“A inclusão vai muito mais para além do contexto cultural, abraçando áreas tão vastas como a educação e o desporto. É neste contexto que surge o Voleibol Sentado. A sua prática fomenta a igualdade dos participantes derrubando barreiras, preconceitos, potenciando as capacidades físicas, psicológicas e relacionais”, refere Margarida Reis, que pretende dinamizar este projeto da Federação Portuguesa de Voleibol na região Oeste.
Margarida Reis quer dinamizar esta modalidade na região Oeste

“O Voleibol Sentado reflete uma aproximação dinâmica à inclusão social, ao construir uma vivência de uma realidade que é partilhada por todos: podendo ser jogado por pessoas com e sem deficiência. A participação conjunta de diferentes elementos torna assim o voleibol como uma modalidade de verdadeira inclusão”, explica a professora de Educação física.

Segundo aponta, a modalidade vai ganhando espaço no nosso país. Com regras e gestos técnicos semelhantes ao voleibol convencional (com determinadas adaptações, como os deslocamentos), pode ser praticado como fim terapêutico, relacional e de alto rendimento.

“O professor de educação física pode ter um papel fundamental ao abordar esta modalidade, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança, das capacidades físicas, atuando como um estímulo positivo em relação à autoimagem, independência e superação”, sustenta Margarida Reis, que sublinha que a Federação está disponível para apoiar as escolas, clubes e outras instituições que aderirem à modalidade.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas