Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 18° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 18° C

“Voleibol sentado” responsável pela inclusão social

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“A inclusão vai muito mais para além do contexto cultural, abraçando áreas tão vastas como a educação e o desporto. É neste contexto que surge o Voleibol Sentado. A sua prática fomenta a igualdade dos participantes derrubando barreiras, preconceitos, potenciando as capacidades físicas, psicológicas e relacionais”, refere Margarida Reis, que pretende dinamizar este projeto da Federação Portuguesa de Voleibol na região Oeste.
Margarida Reis quer dinamizar esta modalidade na região Oeste

“O Voleibol Sentado reflete uma aproximação dinâmica à inclusão social, ao construir uma vivência de uma realidade que é partilhada por todos: podendo ser jogado por pessoas com e sem deficiência. A participação conjunta de diferentes elementos torna assim o voleibol como uma modalidade de verdadeira inclusão”, explica a professora de Educação física.

Segundo aponta, a modalidade vai ganhando espaço no nosso país. Com regras e gestos técnicos semelhantes ao voleibol convencional (com determinadas adaptações, como os deslocamentos), pode ser praticado como fim terapêutico, relacional e de alto rendimento.

“O professor de educação física pode ter um papel fundamental ao abordar esta modalidade, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança, das capacidades físicas, atuando como um estímulo positivo em relação à autoimagem, independência e superação”, sustenta Margarida Reis, que sublinha que a Federação está disponível para apoiar as escolas, clubes e outras instituições que aderirem à modalidade.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mulher morre atropelada por carro

Um atropelamento ocorrido nesta quinta-feira, às 20h50, na reta do Alto do Veríssimo, em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, provocou uma vítima mortal e um ferido grave, ambos na casa dos 60 anos.

estrada

Iluminação natalícia desaba

O mau tempo terá estado na origem da queda de postes de iluminação natalícia nas Caldas da Rainha, na noite desta quarta-feira. Um carro sofreu danos assim como os vidros de um prédio.

20221208 001341