Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

“Voleibol sentado” responsável pela inclusão social

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“A inclusão vai muito mais para além do contexto cultural, abraçando áreas tão vastas como a educação e o desporto. É neste contexto que surge o Voleibol Sentado. A sua prática fomenta a igualdade dos participantes derrubando barreiras, preconceitos, potenciando as capacidades físicas, psicológicas e relacionais”, refere Margarida Reis, que pretende dinamizar este projeto da Federação Portuguesa de Voleibol na região Oeste.
Margarida Reis quer dinamizar esta modalidade na região Oeste

“O Voleibol Sentado reflete uma aproximação dinâmica à inclusão social, ao construir uma vivência de uma realidade que é partilhada por todos: podendo ser jogado por pessoas com e sem deficiência. A participação conjunta de diferentes elementos torna assim o voleibol como uma modalidade de verdadeira inclusão”, explica a professora de Educação física.

Segundo aponta, a modalidade vai ganhando espaço no nosso país. Com regras e gestos técnicos semelhantes ao voleibol convencional (com determinadas adaptações, como os deslocamentos), pode ser praticado como fim terapêutico, relacional e de alto rendimento.

“O professor de educação física pode ter um papel fundamental ao abordar esta modalidade, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança, das capacidades físicas, atuando como um estímulo positivo em relação à autoimagem, independência e superação”, sustenta Margarida Reis, que sublinha que a Federação está disponível para apoiar as escolas, clubes e outras instituições que aderirem à modalidade.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.