Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
Um morto, um ferido grave e um ligeiro

Três banhistas afogados no Bom Sucesso e na Foz do Arelho

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um banhista morreu no Bom Sucesso, em Óbidos, vítima de afogamento, na passada quinta-feira, depois de ter sido apanhado pela corrente marítima. Apesar das manobras de reanimação, não voltaria a recuperar a consciência.
Bombeiros de Óbidos socorreram vítima no Bom Sucesso (foto Nuno Martins)

Segundo Carlos Silva, comandante dos bombeiros voluntários de Óbidos, Luís Guedes, de 41 anos, residente no Porto, encontrava-se na praia com um grupo de amigos, quando cerca das onze e meia da manhã resolveu entrar na água, numa zona não vigiada, entre o Gronho e a Aberta, canal de ligação do mar com a Lagoa de Óbidos.

O local onde se verificou o afogamento é “traiçoeiro”, devido às correntes marítimas, mas não têm sido registadas ocorrências por ser uma zona mais frequentada por pescadores do que banhistas, e os primeiros não se aventuram tanto, ficando no areal.

Apesar de avisado para não ir para o mar, prosseguiu e logo depois os amigos aperceberam-se de que se estava a afogar e foram chamar o nadador-salvador da zona da Lagoa, que ainda teve de percorrer mais de 500 metros até chegar ao local e deparar-se com a vítima no areal, depois de ter sido resgatada por um dos amigos. Iniciou manobras de suporte básico de vida, que desenvolveu durante um extenso período até à chegada dos bombeiros, que continuaram com as tentativas de reanimação.

As operações de socorro não contaram com a presença de equipas médicas, que estavam ocupadas noutra ocorrência – um acidente mortal em Turquel, Alcobaça – tendo o afogado sido transportado para o Centro Hospitalar do Oeste, nas Caldas da Rainha, onde foi declarado o óbito.

O cadáver foi depois transportado para o Gabinete Médico-Legal de Torres Vedras, para ser autopsiado.

Na véspera, cerca das 17h, na praia oposta à do Bom Sucesso, na Foz do Arelho, dois banhistas, de 25 e 35 anos, tinham sido apanhados pela forte corrente na zona da aberta.

Os homens foram resgatados do mar por dois surfistas, tendo sido levados para o areal, onde foram assistidos pelos bombeiros das Caldas da Rainha e posteriormente pela equipa da viatura médica de emergência e reanimação do Centro Hospitalar do Oeste.

Segundo José António, segundo comandante dos bombeiros, um deles apresentava uma situação com maior gravidade, apesar de não correr risco de vida e estar consciente, mas foi transportado para o hospital das Caldas da Rainha e depois foi transferido para o hospital de Santa Maria, em Lisboa. O outro ferido estava em hipotermia e cansado, e deu entrada no hospital das Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.