Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
20° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 24° C
Um morto, um ferido grave e um ligeiro

Três banhistas afogados no Bom Sucesso e na Foz do Arelho

Francisco Gomes
5 de Agosto, 2015
Um banhista morreu no Bom Sucesso, em Óbidos, vítima de afogamento, na passada quinta-feira, depois de ter sido apanhado pela corrente marítima. Apesar das manobras de reanimação, não voltaria a recuperar a consciência.
Bombeiros de Óbidos socorreram vítima no Bom Sucesso (foto Nuno Martins)

Segundo Carlos Silva, comandante dos bombeiros voluntários de Óbidos, Luís Guedes, de 41 anos, residente no Porto, encontrava-se na praia com um grupo de amigos, quando cerca das onze e meia da manhã resolveu entrar na água, numa zona não vigiada, entre o Gronho e a Aberta, canal de ligação do mar com a Lagoa de Óbidos.

O local onde se verificou o afogamento é “traiçoeiro”, devido às correntes marítimas, mas não têm sido registadas ocorrências por ser uma zona mais frequentada por pescadores do que banhistas, e os primeiros não se aventuram tanto, ficando no areal.

Apesar de avisado para não ir para o mar, prosseguiu e logo depois os amigos aperceberam-se de que se estava a afogar e foram chamar o nadador-salvador da zona da Lagoa, que ainda teve de percorrer mais de 500 metros até chegar ao local e deparar-se com a vítima no areal, depois de ter sido resgatada por um dos amigos. Iniciou manobras de suporte básico de vida, que desenvolveu durante um extenso período até à chegada dos bombeiros, que continuaram com as tentativas de reanimação.

As operações de socorro não contaram com a presença de equipas médicas, que estavam ocupadas noutra ocorrência – um acidente mortal em Turquel, Alcobaça – tendo o afogado sido transportado para o Centro Hospitalar do Oeste, nas Caldas da Rainha, onde foi declarado o óbito.

O cadáver foi depois transportado para o Gabinete Médico-Legal de Torres Vedras, para ser autopsiado.

Na véspera, cerca das 17h, na praia oposta à do Bom Sucesso, na Foz do Arelho, dois banhistas, de 25 e 35 anos, tinham sido apanhados pela forte corrente na zona da aberta.

Os homens foram resgatados do mar por dois surfistas, tendo sido levados para o areal, onde foram assistidos pelos bombeiros das Caldas da Rainha e posteriormente pela equipa da viatura médica de emergência e reanimação do Centro Hospitalar do Oeste.

Segundo José António, segundo comandante dos bombeiros, um deles apresentava uma situação com maior gravidade, apesar de não correr risco de vida e estar consciente, mas foi transportado para o hospital das Caldas da Rainha e depois foi transferido para o hospital de Santa Maria, em Lisboa. O outro ferido estava em hipotermia e cansado, e deu entrada no hospital das Caldas da Rainha.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Deputados interrogam ministra sobre carências nas extensões de saúde

Os deputados do PSD na Assembleia da República Hugo Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques denunciaram “graves carências de funcionamento” das extensões de saúde de Santa Catarina, Rostos e A-dos-Francos, no concelho das Caldas da Rainha, tendo questionado a ministra da tutela sobre diversas situações.

deputados

Condução perigosa na A8 entre Tornada e Caldas

A zona da A8 entre Tornada e Caldas da Rainha está referenciada pelo Destacamento de Trânsito (DT) de Leiria da GNR como palco de condução perigosa, tendo levado à detenção de alguns condutores ao longo do último mês.

corridas