Q

Previsão do tempo

12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

Duas toneladas de sardinhas oferecidas em Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A comunidade piscatória de Peniche ofereceu aos milhares de visitantes que no passado sábado afluíram à ribeira velha cerca de duas toneladas de sardinha, repetindo a antiga tradição de “agradecer o consumo” desta espécie ao longo do ano.
Rosania Figueiredo, do Brasil, adorou a festa

A iniciativa, no âmbito da festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, em que os pescadores pedem “boas pescarias e idas ao mar sem percalços”, levou os armadores das catorze embarcações de Peniche que se dedicam à apanha da sardinha a disponibilizarem cem cabazes, que em três horas se esgotaram, dada a grande procura dos visitantes, que só precisavam de levar vontade de comer, e quanto muito, pratos e talheres, revelou Humberto Estrelinha, da comissão de festas.

“A sardinha é de Peniche e de excelente qualidade e é gratuita”, indicou, fazendo notar “o esforço dos pescadores em reunir esta quantidade, apesar da escassez e das quotas de pesca”.

“Há 35 anos que venho a esta sardinhada, pelo ambiente, convívio e sardinha saborosa”, contou Pedro Marques, de Sintra. “É a primeira vez e estou a gostar muito da sardinha, que com uma pinguinha caseira a acompanhar fica ainda melhor”, comentou Joaquina Fernandes, de Alcobaça. “Venho todos os anos à festa e a minha presença é sinal de que gosto de cá estar”, disse Vítor Figueiredo, da Marinha Grande.

“É fantástico, nunca vi coisa igual. As minhas férias aqui foram maravilhosas”, afirmou Rosania Figueiredo, do Brasil.

Procissões

Assistiu-se no sábado a uma renascida procissão, em louvor a Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos Pescadores, recuperando-se uma velha tradição perdida há 60 anos, que foi retomada pela comissão das festas, dando uma maior participação das gentes e dos pescadores da região. Maria, Senhora de Monserrate, padroeira dos pescadores de Ribamar, forte comunidade piscatória na Lourinhã, foi transportada num barco de pesca, desde Casal de Porto Dinheiro até Peniche, acompanhada por várias embarcações de pesca.

Na noite de sábado, duas dezenas de barcos engalanados e iluminados participaram na única procissão marítima noturna em Portugal, outro dos momentos altos da festa.

No domingo houve missa mareal, celebrada junto à marina, onde estiveram presentes as autoridades civis e militares. No final da eucaristia houve lugar, como habitualmente, à bênção dos barcos de pesca. À tarde, teve lugar pelas ruas de Peniche a tradicional procissão de São Pedro Gonçalves Telmo, padroeiro dos homens do mar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).