Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
10° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
11° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Ceramista caldense apresenta exposição no Museu da Cerâmica

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado sábado, o Museu da Cerâmica inaugurou a exposição temporária “Heranças e Individualidades”, de Elsa Rebelo, que estará aberta ao público até dia 30 de agosto.
A exposição está patente até dia 30 de agosto, no Museu da Cerâmica

Elsa Rebelo, ceramista e diretora Artística e Criativa na Fábrica Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, começou por agradecer aos presentes, referindo que esta exposição surgiu da “paixão pelos diálogos que tenho com as matérias-primas”.

A artista desde muito jovem, na fábrica dos seus pais, vivencia todo o processo de criação e produção da cerâmica e olaria.

João Reis e Armindo Reis são duas grandes referências para a autora, ”pelas suas formas de olaria, os gestos, os bailados das mãos, que proporcionam um diálogo muito interessante, sem esquecer o Ferreira da Silva que transmitiu-me o movimento e a liberdade, o conviver com as matérias de outra forma”. Também têm como grandes exemplos, Manuel Mafra e Rafael Bordalo Pinheiro, pela forma como desafiaram a técnica da cerâmica, através da curiosidade, experimentação e investigação.

Segundo a artista, o gosto pelo “brincar com as matérias e de mergulhar na cerâmica, faz-me esquecer tudo movimento à minha volta, sendo só eu e as minhas matérias que componho e ponho no forno. O meu trabalho no fundo é um conjunto de todas estas vivências e dinâmicas, que misturo com a minha vontade de experimentar”.

Elsa Rebelo também mencionou que nutre gosto pela mistura dos pigmentos, a cor, as texturas das superfícies, o fogo, a conjugação das matérias de uma forma livre, que é como “ uma linguagem própria e uma nova alma à cerâmica”.

A mostra apresenta um trabalho singular de toda uma herança artística e cultural, presente na autora em diálogo constante com as matérias-primas, compondo-as e expondo de uma forma livre as relações entre os materiais e pigmentos, atingindo a sua própria expressividade, em permanente evolução, sempre vivo, mesmo após o seu término.

A exposição encontra-se dividida por temas como Conexões, Eterno retorno, Maré baixa, Cumplicidade, Rio, Orla das Gramelas, Forma de expressão, Paisagem da matéria I e II, Aflorar I e II, À Votre Santé, Jardim Privado e Sementes.

Carlos Coutinho, diretor do Museu José Malhoa também interveio referindo que a obra de Elsa Rebelo é a “força das Heranças vividas e experiências, ao trabalhar as suas próprias individualidades, assente numa inquietude dinâmica evolutiva, recuperando a memória tradicional da olaria e da cerâmica, numa criação frenética contemporânea, objetos de arte, autênticas esculturas e pinturas”.

Igualmente, a vereadora Maria da Conceição afirmou que esta exposição à semelhança de muitas outras, que “tem decorrido neste espaço e noutros espaços da cidade, são extremamente significativas e importantes para a cerâmica, sendo uma forma de afirmação na cidade. Com o encerramento de várias unidades no município, verificamos uma carência na cerâmica, felizmente essa nuvem negra, está a desaparecer com a verificação de crescente interesse pela área”.

Após os discursos, a artista fez uma visita guiada pela exposição para explicar a finalidade das várias peças de cerâmica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1