Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Um certame para dar a conhecer as potencialidades Salir de Matos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A segunda edição do evento “Conhece Salir de Matos!?”, reuniu várias associações da freguesia num certame que deu a conhecer as tradições, a gastronomia, os costumes assim como as ofertas de serviços de cada povoação.
A segunda edição do evento “Conhece Salir de Matos!?”

Realizada no passado fim de semana, 18 e 19 de julho, no recinto da Junta, a iniciativa foi à semelhança da primeira edição considerada um sucesso.

Com origem no desafio lançado pela Junta de Freguesia de Salir de Matos em 2014, após um sucesso surpreendente e considerando todas as palavras de apoio no sentido de se dar continuidade ao evento, a Junta voltou a lançar o desafio junto dos produtores, empreendedores, associações e outras entidades culturais, sociais, artísticas e até ao turismo rural da freguesia. Presentes estiveram, 13 tasquinhas com petiscos e vários stands de doçaria (cavacas, beijinhos), fruta, artesanato, joalharia, entre outros.

Salir de Matos sentiu necessidade de promover as suas potencialidades porque “fica a cinco quilómetros das Caldas e tem muita coisa que as pessoas desconhecem”, considera Rui Jacinto, presidente da Junta de Freguesia local. “O objetivo é fazer a dinamização da freguesia, e mostrar o melhor que cada povoação tem”, disse, o autarca.

A freguesia é muito grande, e é também uma forma de nós juntarmos todas as coletividades, empresas e produtores num único espaço”, adiantou, Rui Jacinto.

No sábado à tarde decorreu a cerimónia de abertura com os Gaiteiros da Fanadia. O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, a deputada e vereadora Maria da Conceição, o vereador Jorge Sobral e presidente da Assembleia Municipal, Luís Ribeiro e o presidente da Junta local, abriramocertame com uma volta por cada tasquinha e expositor.

Tinta Ferreira elogiou a qualidade dos petiscos e também destacou a iniciativa por envolver e promover toda a freguesia. “É um mercado tradicional com uma ligação ao passado”, disse, o presidente. “Salir de Matos não tem indústria, mas tem oferta de emprego com a Fruta Alvor, Turismo Rural, restauração, coletividades, atividade agrícola e pecuária”, sublinhou, o autarca.

O certame permitiu também que existisse um “intercâmbio entre as várias associações e empresas da freguesia algo que por vezes não acontece”, disse o autarca.

O primeiro dia foi dedicado à gastronomia dos lugares que compõem a freguesia, e à animação com o Grupo de Tradições Populares São Portugal e à noite, decorreu um baile seguido de música com um um dj.

No domingo pela manhã e integrada nas atividades do evento decorreu a “II

Caminhada ASESM”. Durante a tarde atuaram os Ranchos Folclóricos, os Amigos da Associação de Barrantes, Alegria da Nossa Terra (Trabalhias) e Rancho Folclórico Flores da primavera, ( Guisado) entre outras surpresas, sempre com a “prata da casa”, permitindo tornar visível a variedade e a versatilidade artística e cultural da população da freguesia. Ao fim da tarde houve animação com A.R Musical que animou o público até à noite.

Ana Luisa, do Solar dos Amigos trouxe para a sua tasquinha várias pratos em miniatura das especialidades dos seu restaurante porque assim dá para “cada pessoa poder conhecer um pouco de tudo o que temos no nosso restaurante como o bacalhau dentro do pão com feijão, as pataniscas de bacalhau, pica-pau, polvo e os nossos doces que são muito elogiados”.

Ana Coutinho participou no certame para dar a conhecer a atividade de helicicultura “Escargots do Samuel” que nasceu em junho de 2013, situada na freguesia de Salir de Matos, que faz a comercialização de alevins e caracoleta. Destacou a iniciativa por lhe dar a oportunidade de promover a caracoleta com vários petiscos. “É uma ideia engraçada, já tive pessoas da freguesia a dizer que desconheciam a produção de caracoleta em Salir de Matos então acho que já foi uma vitória nossa estarmos cá”, sublinhou.

“Este evento é bom para as pessoas se reunirem e conviverem”, disse, Vanessa Feliciano, presidente daAssociaçãoCultural Desportiva deTrabalhias que trouxe ao evento as famosas queixadas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.