Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Um certame para dar a conhecer as potencialidades Salir de Matos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A segunda edição do evento “Conhece Salir de Matos!?”, reuniu várias associações da freguesia num certame que deu a conhecer as tradições, a gastronomia, os costumes assim como as ofertas de serviços de cada povoação.
A segunda edição do evento “Conhece Salir de Matos!?”

Realizada no passado fim de semana, 18 e 19 de julho, no recinto da Junta, a iniciativa foi à semelhança da primeira edição considerada um sucesso.

Com origem no desafio lançado pela Junta de Freguesia de Salir de Matos em 2014, após um sucesso surpreendente e considerando todas as palavras de apoio no sentido de se dar continuidade ao evento, a Junta voltou a lançar o desafio junto dos produtores, empreendedores, associações e outras entidades culturais, sociais, artísticas e até ao turismo rural da freguesia. Presentes estiveram, 13 tasquinhas com petiscos e vários stands de doçaria (cavacas, beijinhos), fruta, artesanato, joalharia, entre outros.

Salir de Matos sentiu necessidade de promover as suas potencialidades porque “fica a cinco quilómetros das Caldas e tem muita coisa que as pessoas desconhecem”, considera Rui Jacinto, presidente da Junta de Freguesia local. “O objetivo é fazer a dinamização da freguesia, e mostrar o melhor que cada povoação tem”, disse, o autarca.

A freguesia é muito grande, e é também uma forma de nós juntarmos todas as coletividades, empresas e produtores num único espaço”, adiantou, Rui Jacinto.

No sábado à tarde decorreu a cerimónia de abertura com os Gaiteiros da Fanadia. O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, a deputada e vereadora Maria da Conceição, o vereador Jorge Sobral e presidente da Assembleia Municipal, Luís Ribeiro e o presidente da Junta local, abriramocertame com uma volta por cada tasquinha e expositor.

Tinta Ferreira elogiou a qualidade dos petiscos e também destacou a iniciativa por envolver e promover toda a freguesia. “É um mercado tradicional com uma ligação ao passado”, disse, o presidente. “Salir de Matos não tem indústria, mas tem oferta de emprego com a Fruta Alvor, Turismo Rural, restauração, coletividades, atividade agrícola e pecuária”, sublinhou, o autarca.

O certame permitiu também que existisse um “intercâmbio entre as várias associações e empresas da freguesia algo que por vezes não acontece”, disse o autarca.

O primeiro dia foi dedicado à gastronomia dos lugares que compõem a freguesia, e à animação com o Grupo de Tradições Populares São Portugal e à noite, decorreu um baile seguido de música com um um dj.

No domingo pela manhã e integrada nas atividades do evento decorreu a “II

Caminhada ASESM”. Durante a tarde atuaram os Ranchos Folclóricos, os Amigos da Associação de Barrantes, Alegria da Nossa Terra (Trabalhias) e Rancho Folclórico Flores da primavera, ( Guisado) entre outras surpresas, sempre com a “prata da casa”, permitindo tornar visível a variedade e a versatilidade artística e cultural da população da freguesia. Ao fim da tarde houve animação com A.R Musical que animou o público até à noite.

Ana Luisa, do Solar dos Amigos trouxe para a sua tasquinha várias pratos em miniatura das especialidades dos seu restaurante porque assim dá para “cada pessoa poder conhecer um pouco de tudo o que temos no nosso restaurante como o bacalhau dentro do pão com feijão, as pataniscas de bacalhau, pica-pau, polvo e os nossos doces que são muito elogiados”.

Ana Coutinho participou no certame para dar a conhecer a atividade de helicicultura “Escargots do Samuel” que nasceu em junho de 2013, situada na freguesia de Salir de Matos, que faz a comercialização de alevins e caracoleta. Destacou a iniciativa por lhe dar a oportunidade de promover a caracoleta com vários petiscos. “É uma ideia engraçada, já tive pessoas da freguesia a dizer que desconheciam a produção de caracoleta em Salir de Matos então acho que já foi uma vitória nossa estarmos cá”, sublinhou.

“Este evento é bom para as pessoas se reunirem e conviverem”, disse, Vanessa Feliciano, presidente daAssociaçãoCultural Desportiva deTrabalhias que trouxe ao evento as famosas queixadas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161