Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
15° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C

Um certame para dar a conhecer as potencialidades Salir de Matos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A segunda edição do evento “Conhece Salir de Matos!?”, reuniu várias associações da freguesia num certame que deu a conhecer as tradições, a gastronomia, os costumes assim como as ofertas de serviços de cada povoação.
A segunda edição do evento “Conhece Salir de Matos!?”

Realizada no passado fim de semana, 18 e 19 de julho, no recinto da Junta, a iniciativa foi à semelhança da primeira edição considerada um sucesso.

Com origem no desafio lançado pela Junta de Freguesia de Salir de Matos em 2014, após um sucesso surpreendente e considerando todas as palavras de apoio no sentido de se dar continuidade ao evento, a Junta voltou a lançar o desafio junto dos produtores, empreendedores, associações e outras entidades culturais, sociais, artísticas e até ao turismo rural da freguesia. Presentes estiveram, 13 tasquinhas com petiscos e vários stands de doçaria (cavacas, beijinhos), fruta, artesanato, joalharia, entre outros.

Salir de Matos sentiu necessidade de promover as suas potencialidades porque “fica a cinco quilómetros das Caldas e tem muita coisa que as pessoas desconhecem”, considera Rui Jacinto, presidente da Junta de Freguesia local. “O objetivo é fazer a dinamização da freguesia, e mostrar o melhor que cada povoação tem”, disse, o autarca.

A freguesia é muito grande, e é também uma forma de nós juntarmos todas as coletividades, empresas e produtores num único espaço”, adiantou, Rui Jacinto.

No sábado à tarde decorreu a cerimónia de abertura com os Gaiteiros da Fanadia. O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, a deputada e vereadora Maria da Conceição, o vereador Jorge Sobral e presidente da Assembleia Municipal, Luís Ribeiro e o presidente da Junta local, abriramocertame com uma volta por cada tasquinha e expositor.

Tinta Ferreira elogiou a qualidade dos petiscos e também destacou a iniciativa por envolver e promover toda a freguesia. “É um mercado tradicional com uma ligação ao passado”, disse, o presidente. “Salir de Matos não tem indústria, mas tem oferta de emprego com a Fruta Alvor, Turismo Rural, restauração, coletividades, atividade agrícola e pecuária”, sublinhou, o autarca.

O certame permitiu também que existisse um “intercâmbio entre as várias associações e empresas da freguesia algo que por vezes não acontece”, disse o autarca.

O primeiro dia foi dedicado à gastronomia dos lugares que compõem a freguesia, e à animação com o Grupo de Tradições Populares São Portugal e à noite, decorreu um baile seguido de música com um um dj.

No domingo pela manhã e integrada nas atividades do evento decorreu a “II

Caminhada ASESM”. Durante a tarde atuaram os Ranchos Folclóricos, os Amigos da Associação de Barrantes, Alegria da Nossa Terra (Trabalhias) e Rancho Folclórico Flores da primavera, ( Guisado) entre outras surpresas, sempre com a “prata da casa”, permitindo tornar visível a variedade e a versatilidade artística e cultural da população da freguesia. Ao fim da tarde houve animação com A.R Musical que animou o público até à noite.

Ana Luisa, do Solar dos Amigos trouxe para a sua tasquinha várias pratos em miniatura das especialidades dos seu restaurante porque assim dá para “cada pessoa poder conhecer um pouco de tudo o que temos no nosso restaurante como o bacalhau dentro do pão com feijão, as pataniscas de bacalhau, pica-pau, polvo e os nossos doces que são muito elogiados”.

Ana Coutinho participou no certame para dar a conhecer a atividade de helicicultura “Escargots do Samuel” que nasceu em junho de 2013, situada na freguesia de Salir de Matos, que faz a comercialização de alevins e caracoleta. Destacou a iniciativa por lhe dar a oportunidade de promover a caracoleta com vários petiscos. “É uma ideia engraçada, já tive pessoas da freguesia a dizer que desconheciam a produção de caracoleta em Salir de Matos então acho que já foi uma vitória nossa estarmos cá”, sublinhou.

“Este evento é bom para as pessoas se reunirem e conviverem”, disse, Vanessa Feliciano, presidente daAssociaçãoCultural Desportiva deTrabalhias que trouxe ao evento as famosas queixadas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Feriado municipal celebrado com a população

Foi em frente ao Hospital Termal, no largo Rainha D. Leonor, que os dois principais representantes políticos do concelho, os presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal, se dirigiram à população para evocar o Dia da Cidade e a sua fundadora.

15demaioHTermal3

Festas da Cidade com três concertos

Foram três noites com uma seleção musical muito eclética, da música clássica às cantigas em crioulo, que preencheram o programa das Festas da Cidade de 2024.

concerto1

ACCCRO inaugurou espaço de projeto “Aceleradoras Digitais”

A ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste inaugurou no dia 14 de maio o seu novo espaço dedicado ao projeto “Acelerar 2030 – Para um Centro Mais Digital”, liderado pelo Conselho Empresarial do Centro e Câmara de Comércio e Indústria do Centro.

aceleradoraACCCRO