Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 14° C

Um certame para dar a conhecer as potencialidades Salir de Matos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A segunda edição do evento “Conhece Salir de Matos!?”, reuniu várias associações da freguesia num certame que deu a conhecer as tradições, a gastronomia, os costumes assim como as ofertas de serviços de cada povoação.
A segunda edição do evento “Conhece Salir de Matos!?”

Realizada no passado fim de semana, 18 e 19 de julho, no recinto da Junta, a iniciativa foi à semelhança da primeira edição considerada um sucesso.

Com origem no desafio lançado pela Junta de Freguesia de Salir de Matos em 2014, após um sucesso surpreendente e considerando todas as palavras de apoio no sentido de se dar continuidade ao evento, a Junta voltou a lançar o desafio junto dos produtores, empreendedores, associações e outras entidades culturais, sociais, artísticas e até ao turismo rural da freguesia. Presentes estiveram, 13 tasquinhas com petiscos e vários stands de doçaria (cavacas, beijinhos), fruta, artesanato, joalharia, entre outros.

Salir de Matos sentiu necessidade de promover as suas potencialidades porque “fica a cinco quilómetros das Caldas e tem muita coisa que as pessoas desconhecem”, considera Rui Jacinto, presidente da Junta de Freguesia local. “O objetivo é fazer a dinamização da freguesia, e mostrar o melhor que cada povoação tem”, disse, o autarca.

A freguesia é muito grande, e é também uma forma de nós juntarmos todas as coletividades, empresas e produtores num único espaço”, adiantou, Rui Jacinto.

No sábado à tarde decorreu a cerimónia de abertura com os Gaiteiros da Fanadia. O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, a deputada e vereadora Maria da Conceição, o vereador Jorge Sobral e presidente da Assembleia Municipal, Luís Ribeiro e o presidente da Junta local, abriramocertame com uma volta por cada tasquinha e expositor.

Tinta Ferreira elogiou a qualidade dos petiscos e também destacou a iniciativa por envolver e promover toda a freguesia. “É um mercado tradicional com uma ligação ao passado”, disse, o presidente. “Salir de Matos não tem indústria, mas tem oferta de emprego com a Fruta Alvor, Turismo Rural, restauração, coletividades, atividade agrícola e pecuária”, sublinhou, o autarca.

O certame permitiu também que existisse um “intercâmbio entre as várias associações e empresas da freguesia algo que por vezes não acontece”, disse o autarca.

O primeiro dia foi dedicado à gastronomia dos lugares que compõem a freguesia, e à animação com o Grupo de Tradições Populares São Portugal e à noite, decorreu um baile seguido de música com um um dj.

No domingo pela manhã e integrada nas atividades do evento decorreu a “II

Caminhada ASESM”. Durante a tarde atuaram os Ranchos Folclóricos, os Amigos da Associação de Barrantes, Alegria da Nossa Terra (Trabalhias) e Rancho Folclórico Flores da primavera, ( Guisado) entre outras surpresas, sempre com a “prata da casa”, permitindo tornar visível a variedade e a versatilidade artística e cultural da população da freguesia. Ao fim da tarde houve animação com A.R Musical que animou o público até à noite.

Ana Luisa, do Solar dos Amigos trouxe para a sua tasquinha várias pratos em miniatura das especialidades dos seu restaurante porque assim dá para “cada pessoa poder conhecer um pouco de tudo o que temos no nosso restaurante como o bacalhau dentro do pão com feijão, as pataniscas de bacalhau, pica-pau, polvo e os nossos doces que são muito elogiados”.

Ana Coutinho participou no certame para dar a conhecer a atividade de helicicultura “Escargots do Samuel” que nasceu em junho de 2013, situada na freguesia de Salir de Matos, que faz a comercialização de alevins e caracoleta. Destacou a iniciativa por lhe dar a oportunidade de promover a caracoleta com vários petiscos. “É uma ideia engraçada, já tive pessoas da freguesia a dizer que desconheciam a produção de caracoleta em Salir de Matos então acho que já foi uma vitória nossa estarmos cá”, sublinhou.

“Este evento é bom para as pessoas se reunirem e conviverem”, disse, Vanessa Feliciano, presidente daAssociaçãoCultural Desportiva deTrabalhias que trouxe ao evento as famosas queixadas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Conferência espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo uma conferência espírita, pelo gestor Francisco Reis, subordinada ao tema "A reencarnação baseada em factos", no dia 10 de fevereiro, às 21h. Posteriormente decorrerá a bioenergia (passe espírita) e...

Cardeal Patriarca presidiu a vigília

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidiu no dia 1 de fevereiro à vigília em honra de Nossa Senhora da Purificação, que se realizou na Igreja Paroquial da Roliça, no concelho do Bombarral. Apesar das baixas temperaturas que se fizeram sentir,...

cardeal

Município reforça apoio ao Bombarralense

O Município do Bombarral e o Sport Clube Escolar Bombarralense (SCEB) assinaram dois protocolos no dia 31 de janeiro, reforçando o apoio que a autarquia tem vindo a disponibilizar ao clube desportivo mais representativo do concelho.  O primeiro diz respeito ao...

bombarralense