Q

Previsão do tempo

9° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
9° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Comunicação de Inventários às Finanças

Marco Libório CEO da UWU Solutions / Consultor / Docente marco.liborio@uwu.pt

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Esta semana irei abordar um assunto de caráter fiscal que, constituindo uma nova obrigações a cumprir até ao final de janeiro, tem levantado algumas dúvidas junto de empresas e empresários: a nova obrigação de comunicação dos inventários à Autoridade Tributária. Como certamente já é do seu conhecimento, o Orçamento do Estado para 2015 prevê a […]

Esta semana irei abordar um assunto de caráter fiscal que, constituindo uma nova obrigações a cumprir até ao final de janeiro, tem levantado algumas dúvidas junto de empresas e empresários: a nova obrigação de comunicação dos inventários à Autoridade Tributária.

Como certamente já é do seu conhecimento, o Orçamento do Estado para 2015 prevê a obrigatoriedade de comunicação às Finanças do inventário reportado à data de 31 de dezembro de cada ano, sendo que essa comunicação deverá ser feita até 31 de janeiro do ano seguinte. A nova obrigação aplica-se a empresas e trabalhadores independentes que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada e estejam obrigadas à elaboração de inventário.

Ficam dispensadas da obrigação de comunicação os sujeitos passivos cujo volume de negócios do exercício anterior ao da referida comunicação não exceda € 100.000. Por seu lado, as empresas sem Stock e obrigadas por lei a comunicar o Inventário, devem declarar no portal e-fatura que não têm existências.

Inicialmente surgiu a dúvida sobre se esta medida estaria já em vigor este mês de janeiro, ou apenas em 2016. A partir da análise do n.º 3 do artigo 12.º da Lei Geral Tributária, podemos constatar que as normas sobre procedimento e processo são de aplicação imediata. Desta forma, a partir do momento em que o OE 2015 foi aprovado na Assembleia da República, e consequentemente publicado em Diário da República, verifica-se que esta nova obrigação declarativa é já aplicável aos stocks finais de 2014, e que a informação sobre os mesmos terá que ser comunicada às finanças até ao final de janeiro de 2015.

Convém relembrar que as empresas já estavam obrigadas a elaborar o inventário do ano anterior, onde registam a quantidade de bens em armazém. No entanto, a comunicação às finanças apenas era feita a meio do ano seguinte (através da Modelo 22 e da IES – Informação Empresarial Simplificada). Agora, ao serem obrigadas a elaborar e enviar o inventário do ano anterior até ao dia 31 de janeiro, pode dizer-se que as empresas menos rigorosas nas suas contas perderão a possibilidade de “adaptar” o valor do inventário com o intuito de influenciar o resultado tributável.

Caso pretenda informação mais detalhada sobre como cumprir de forma simples esta obrigação fiscal, consulte o meu vídeo tutorial em http://inventarios.uwu.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1