Q

Previsão do tempo

9° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
9° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Crianças de Óbidos idealizam máquinas criativas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estão definidas as cinco máquinas que vão ser construídas no âmbito do projeto MyMachine, promovido em Óbidos pelo Parque Tecnológico, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o Município e o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.
Uma das máquinas que vai sair do papel

Uma delas é a biocleta, um barco com um periscópio para encontrar as bolas perdidas no telhado da escola. A outra é o comboio Hulk, uma máquina para brincar no interior e exterior da escola. A mátira é uma máquina que vai ajudar a deixar de ter medo do escuro e dos sonhos maus. A ensinadora é uma máquina que ensina a atar os atacadores dos sapatos, enquanto que o robot Sérgio ajudará a treinar a atar os atacadores dos sapatos mas que funcionará como um jogo.

O MyMachine é um projeto que surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest. O objetivo é promover a criatividade na educação, permitindo que as crianças concretizem as suas ideias através da construção das suas máquinas, que são soluções para resolver problemas, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar o mundo, juntando-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e empresas do Parque Tecnológico.

Funciona em três etapas distintas: ideia, design/conceito e construção do protótipo: Etapa 1 – Os alunos do 1º ano de escolaridade inventam e apresentam a sua “máquina”; Etapa 2 – Através das diversas escolas superiores do IPL, os alunos podem discutir soluções para a construção da “máquina”; Etapa 3 – Com o apoio do IPL e com a supervisão dos alunos do 1º ano, o atelier criativo da Josefa de Óbidos fará a construção da máquina.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1