Uma delas é a biocleta, um barco com um periscópio para encontrar as bolas perdidas no telhado da escola. A outra é o comboio Hulk, uma máquina para brincar no interior e exterior da escola. A mátira é uma máquina que vai ajudar a deixar de ter medo do escuro e dos sonhos maus. A ensinadora é uma máquina que ensina a atar os atacadores dos sapatos, enquanto que o robot Sérgio ajudará a treinar a atar os atacadores dos sapatos mas que funcionará como um jogo.
O MyMachine é um projeto que surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest. O objetivo é promover a criatividade na educação, permitindo que as crianças concretizem as suas ideias através da construção das suas máquinas, que são soluções para resolver problemas, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar o mundo, juntando-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e empresas do Parque Tecnológico.
Funciona em três etapas distintas: ideia, design/conceito e construção do protótipo: Etapa 1 – Os alunos do 1º ano de escolaridade inventam e apresentam a sua “máquina”; Etapa 2 – Através das diversas escolas superiores do IPL, os alunos podem discutir soluções para a construção da “máquina”; Etapa 3 – Com o apoio do IPL e com a supervisão dos alunos do 1º ano, o atelier criativo da Josefa de Óbidos fará a construção da máquina.
0 Comentários