Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

Barreiro e Caldas da Rainha assinam compromisso “Cidades de Afetos”

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi assinado no passado dia 10, no Barreiro, o compromisso entre a autarquia local e a Câmara das Caldas da Rainha, para unir as duas localidades sob o mesmo conceito: os afetos. Na sessão, que decorreu no Auditório Municipal Augusto Cabrita, o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, assumiu que o Carnaval de 2015 das Caldas da Rainha terá como tema “Os afetos”. O autarca salientou que a iniciativa de assinatura do compromisso entre o Barreiro e as Caldas era fruto de um trabalho realizado pelas “equipas da saúde” que se alargou às escolas – aos professores e alunos, com ligação às famílias - e no qual “as câmaras municipais foram parceiros”.
Assinatura do compromisso com autarcas e responsáveis das Unidades de Saúde Pública

“Vamos iniciar uma caminhada de construção de uma rede que possa envolver outras cidades, envolvendo a ideia dos afetos na comunidade e agregando outros municípios”, sublinhou o autarca.

Estão a ser programadas iniciativas para celebrar a 1ª Semana dos Afetos, que irá realizar-se no mês de fevereiro, em simultâneo no Barreiro e nas Caldas da Rainha.

Em maio, as Caldas da Rainha organizará um grande evento sobre a temática do desenvolvimento de uma cultura de afetos, tendo em vista a humanização e o desenvolvimento do sentimento de pertença nas relações da comunidade escolar, baseado no exercício da cidadania.

A apresentação pública do projeto contou ainda na comitiva caldense com o vereador da Educação, o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, a equipa do projeto PES do ACES Oeste Norte Zé Povinho e o diretor do CFAE Centro-Oeste. Das Caldas da Rainha viajaram ainda o Grupo de Cavaquinhos das Caldas, que animou a sessão.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do PES – Projeto de Educação para a Saúde, projeto promovido pela Câmara Municipal do Barreiro, Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Arco Ribeirinho, Câmara Municipal das Caldas da Rainha e ACES Oeste Norte Zé Povinho, merecendo a colaboração dos centros de formação de associação de escolas do Barreiro e Centro-Oeste.

O projeto na área da saúde escolar “Dia dos Afetos nas Escolas” iniciou-se no ano letivo 2009/2010 nas escolas do concelho do Barreiro, com atividades nas áreas da Educação para a Saúde. Em 2013, o projeto alargou-se às escolas e agrupamentos dos concelhos da Moita, Montijo, Alcochete, Caldas da Rainha e Alcobaça, no âmbito do PES, ao qual aderiu a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, impulsionado pelas atividades da geminação entre as Unidades de Saúde Pública Arnaldo Sampaio (ACES Arco Ribeirinho) e Zé Povinho (ACES Oeste Norte).

No ano letivo 2013/2014, o projeto foi alargado às escolas de todos os Agrupamentos de Centros de Saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas