Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Barreiro e Caldas da Rainha assinam compromisso “Cidades de Afetos”

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi assinado no passado dia 10, no Barreiro, o compromisso entre a autarquia local e a Câmara das Caldas da Rainha, para unir as duas localidades sob o mesmo conceito: os afetos. Na sessão, que decorreu no Auditório Municipal Augusto Cabrita, o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, assumiu que o Carnaval de 2015 das Caldas da Rainha terá como tema “Os afetos”. O autarca salientou que a iniciativa de assinatura do compromisso entre o Barreiro e as Caldas era fruto de um trabalho realizado pelas “equipas da saúde” que se alargou às escolas – aos professores e alunos, com ligação às famílias - e no qual “as câmaras municipais foram parceiros”.
Assinatura do compromisso com autarcas e responsáveis das Unidades de Saúde Pública

“Vamos iniciar uma caminhada de construção de uma rede que possa envolver outras cidades, envolvendo a ideia dos afetos na comunidade e agregando outros municípios”, sublinhou o autarca.

Estão a ser programadas iniciativas para celebrar a 1ª Semana dos Afetos, que irá realizar-se no mês de fevereiro, em simultâneo no Barreiro e nas Caldas da Rainha.

Em maio, as Caldas da Rainha organizará um grande evento sobre a temática do desenvolvimento de uma cultura de afetos, tendo em vista a humanização e o desenvolvimento do sentimento de pertença nas relações da comunidade escolar, baseado no exercício da cidadania.

A apresentação pública do projeto contou ainda na comitiva caldense com o vereador da Educação, o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, a equipa do projeto PES do ACES Oeste Norte Zé Povinho e o diretor do CFAE Centro-Oeste. Das Caldas da Rainha viajaram ainda o Grupo de Cavaquinhos das Caldas, que animou a sessão.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do PES – Projeto de Educação para a Saúde, projeto promovido pela Câmara Municipal do Barreiro, Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Arco Ribeirinho, Câmara Municipal das Caldas da Rainha e ACES Oeste Norte Zé Povinho, merecendo a colaboração dos centros de formação de associação de escolas do Barreiro e Centro-Oeste.

O projeto na área da saúde escolar “Dia dos Afetos nas Escolas” iniciou-se no ano letivo 2009/2010 nas escolas do concelho do Barreiro, com atividades nas áreas da Educação para a Saúde. Em 2013, o projeto alargou-se às escolas e agrupamentos dos concelhos da Moita, Montijo, Alcochete, Caldas da Rainha e Alcobaça, no âmbito do PES, ao qual aderiu a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, impulsionado pelas atividades da geminação entre as Unidades de Saúde Pública Arnaldo Sampaio (ACES Arco Ribeirinho) e Zé Povinho (ACES Oeste Norte).

No ano letivo 2013/2014, o projeto foi alargado às escolas de todos os Agrupamentos de Centros de Saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca

Caldas Rugby Clube vence no Porto

O Caldas Rugby Clube (CRC) apresentou-se no sintético do Estádio Universitário do Porto, para a partida em atraso da 7ª jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o CDUP, vencendo por 38-40.

rugby

50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades

O Município de Caldas da Rainha realiza diversas iniciativas em todo o concelho, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, destacando-se a programação cultural agendada até ao dia 27 de abril.

abril1