Q

Previsão do tempo

23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
23° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C

Barreiro e Caldas da Rainha assinam compromisso “Cidades de Afetos”

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi assinado no passado dia 10, no Barreiro, o compromisso entre a autarquia local e a Câmara das Caldas da Rainha, para unir as duas localidades sob o mesmo conceito: os afetos. Na sessão, que decorreu no Auditório Municipal Augusto Cabrita, o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, assumiu que o Carnaval de 2015 das Caldas da Rainha terá como tema “Os afetos”. O autarca salientou que a iniciativa de assinatura do compromisso entre o Barreiro e as Caldas era fruto de um trabalho realizado pelas “equipas da saúde” que se alargou às escolas – aos professores e alunos, com ligação às famílias - e no qual “as câmaras municipais foram parceiros”.
Assinatura do compromisso com autarcas e responsáveis das Unidades de Saúde Pública

“Vamos iniciar uma caminhada de construção de uma rede que possa envolver outras cidades, envolvendo a ideia dos afetos na comunidade e agregando outros municípios”, sublinhou o autarca.

Estão a ser programadas iniciativas para celebrar a 1ª Semana dos Afetos, que irá realizar-se no mês de fevereiro, em simultâneo no Barreiro e nas Caldas da Rainha.

Em maio, as Caldas da Rainha organizará um grande evento sobre a temática do desenvolvimento de uma cultura de afetos, tendo em vista a humanização e o desenvolvimento do sentimento de pertença nas relações da comunidade escolar, baseado no exercício da cidadania.

A apresentação pública do projeto contou ainda na comitiva caldense com o vereador da Educação, o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, a equipa do projeto PES do ACES Oeste Norte Zé Povinho e o diretor do CFAE Centro-Oeste. Das Caldas da Rainha viajaram ainda o Grupo de Cavaquinhos das Caldas, que animou a sessão.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do PES – Projeto de Educação para a Saúde, projeto promovido pela Câmara Municipal do Barreiro, Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Arco Ribeirinho, Câmara Municipal das Caldas da Rainha e ACES Oeste Norte Zé Povinho, merecendo a colaboração dos centros de formação de associação de escolas do Barreiro e Centro-Oeste.

O projeto na área da saúde escolar “Dia dos Afetos nas Escolas” iniciou-se no ano letivo 2009/2010 nas escolas do concelho do Barreiro, com atividades nas áreas da Educação para a Saúde. Em 2013, o projeto alargou-se às escolas e agrupamentos dos concelhos da Moita, Montijo, Alcochete, Caldas da Rainha e Alcobaça, no âmbito do PES, ao qual aderiu a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, impulsionado pelas atividades da geminação entre as Unidades de Saúde Pública Arnaldo Sampaio (ACES Arco Ribeirinho) e Zé Povinho (ACES Oeste Norte).

No ano letivo 2013/2014, o projeto foi alargado às escolas de todos os Agrupamentos de Centros de Saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Obras arrancam em setembro no Centro de Saúde de Óbidos

Foi assinado no dia 10 de agosto, no Centro de Saúde de Óbidos, o auto de consignação da requalificação da unidade de saúde. Trata-se de um investimento de 473.991,83€ (acrescido do valor do IVA) e com um prazo de construção de dez meses. A cerimónia contou com a presença do executivo municipal de Óbidos, do diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, João Gomes, e de João Soares, gerente da Sunever Engenharia, Lda, empresa que vai realizar a obra.

centro

Nadadouro com nove dias de animação

De 29 de julho a 6 de agosto realizou-se no Nadadouro, nas Caldas da Rainha, a festa em honra de Nossa Senhora do Bom Sucesso, habitualmente uma das iniciativas mais concorridas fora da sede do concelho.

animacao

Lavadouro embelezado

A Junta de Freguesia do Nadadouro requalificou o lavadouro, construído em 1980, e transformou-o num verdadeiro tributo às lavadeiras da localidade.

lavadouro