Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
16° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C

JSD reúne com Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A JSD do Cadaval e a JSD Regional Lisboa-Área Oeste reuniram, no passado dia 11, com o presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Aristides Sécio, na sede da Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS), no Cadaval, para fazer o balanço da campanha deste ano. Entre os temas discutidos, estiveram as dificuldades sentidas pelos produtores para o escoamento dos produtos (muito devido ao embargo imposto pela Rússia aos produtos provenientes da União Europeia), a regulação deste mercado, a investigação e desenvolvimento ao serviço desta atividade, nomeadamente no que respeita à conservação e pós-colheita, e a formação profissional no setor.

Em 2013, Portugal exportou 101 mil toneladas de pera rocha para cerca de 25 países, sendo os principais mercados o Brasil, Reino Unido e França. A Pera-Rocha do Oeste DOP é uma variedade exclusivamente portuguesa, com uma área de produção de aproximadamente 11 mil hectares, o que ronda uma produção de 190 mil toneladas, sendo que cerca de 65% desta produção se destina ao mercado externo. A campanha anual de colheita da pera rocha mobiliza cerca de 14 mil trabalhadores e, entre estes, muitos jovens.

O presidente da JSD Regional Lisboa-Área Oeste, Jorge Faria de Sousa, defendeu que “é importante vir conhecer as realidades das atividades económicas da região, sobretudo na área da fruticultura, que assume um papel preponderante para o Oeste”. Frisou ainda que “colocar as universidades e a investigação ao serviço deste produto de excelência na região Oeste, sobretudo na área da conservação e pós-colheita, e ainda a formação profissional, são da maior importância”.

O dirigente apontou também que “a Pera-Rocha é uma das marcas distintivas do Oeste, sendo um produto de excelência e que tem uma enorme importância para a economia regional, quer ao nível do emprego, quer também ao nível das exportações”.

Nesta reunião, e para além do presidente da JSD Regional Lisboa-Área Oeste, participaram ainda a presidente da JSD do Cadaval, Carolina Sousa e outros dirigentes da JSD Oeste.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo