Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 23° C

JSD reúne com Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A JSD do Cadaval e a JSD Regional Lisboa-Área Oeste reuniram, no passado dia 11, com o presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Aristides Sécio, na sede da Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS), no Cadaval, para fazer o balanço da campanha deste ano. Entre os temas discutidos, estiveram as dificuldades sentidas pelos produtores para o escoamento dos produtos (muito devido ao embargo imposto pela Rússia aos produtos provenientes da União Europeia), a regulação deste mercado, a investigação e desenvolvimento ao serviço desta atividade, nomeadamente no que respeita à conservação e pós-colheita, e a formação profissional no setor.

Em 2013, Portugal exportou 101 mil toneladas de pera rocha para cerca de 25 países, sendo os principais mercados o Brasil, Reino Unido e França. A Pera-Rocha do Oeste DOP é uma variedade exclusivamente portuguesa, com uma área de produção de aproximadamente 11 mil hectares, o que ronda uma produção de 190 mil toneladas, sendo que cerca de 65% desta produção se destina ao mercado externo. A campanha anual de colheita da pera rocha mobiliza cerca de 14 mil trabalhadores e, entre estes, muitos jovens.

O presidente da JSD Regional Lisboa-Área Oeste, Jorge Faria de Sousa, defendeu que “é importante vir conhecer as realidades das atividades económicas da região, sobretudo na área da fruticultura, que assume um papel preponderante para o Oeste”. Frisou ainda que “colocar as universidades e a investigação ao serviço deste produto de excelência na região Oeste, sobretudo na área da conservação e pós-colheita, e ainda a formação profissional, são da maior importância”.

O dirigente apontou também que “a Pera-Rocha é uma das marcas distintivas do Oeste, sendo um produto de excelência e que tem uma enorme importância para a economia regional, quer ao nível do emprego, quer também ao nível das exportações”.

Nesta reunião, e para além do presidente da JSD Regional Lisboa-Área Oeste, participaram ainda a presidente da JSD do Cadaval, Carolina Sousa e outros dirigentes da JSD Oeste.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Condutor de motociclo morre em colisão com trator

Um homem de 63 anos morreu após a colisão entre o motociclo que conduzia e um trator na EN8, no cruzamento para o Casal Pardo, na freguesia de Alfeizerão, nesta sexta-feira, pelas 19h35.

estrada 1