Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Projeto de restauro transforma Berlengas em santuário natural

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante os próximos quatros anos, a Reserva Natural das Berlengas será alvo de um projeto de restauro ambiental que tem como principal objetivo garantir a preservação dos seus valores naturais. O projeto terá como principal objetivo tornar o arquipélago das Berlengas num exemplo de turismo sustentável e desenvolvimento económico responsável, através da integração de todas as atividades económicas com os incríveis valores naturais existentes.
O projeto terá como principal objetivo tornar as Berlengas num exemplo de turismo sustentável (foto Joana Andrade)

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – SPEA irá coordenar a implementação do projeto, contando com três parceiros essenciais, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Câmara Municipal de Peniche e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O investimento do projeto é de 1 milhão 380 mil euros, dos quais 50% são cofinanciados pela Comissão Europeia.

Será realizada a avaliação da capacidade de carga das Berlengas e serão dadas recomendações para a exploração sustentável dos seus recursos naturais. Serão colocadas em prática ações de mitigação de capturas acidentais de aves marinhas em artes de pesca, bem como de controlo das espécies de mamíferos introduzidos pelo homem e plantas invasoras, fatores que ameaçam as espécies de aves marinhas mais emblemáticas, como o airo, a cagarra e o roque-de-castro. Espera-se ainda uma forte campanha de divulgação, utilizando as mais recentes tecnologias para promover as Berlengas como um destino europeu de topo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).