Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

Livro revela estratégia de Óbidos para a educação

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O livro "Práticas Pedagógicas em Contextos de Participação e Criatividade", da autoria de Miguel Oliveira e Ana Sofia Godinho, foi apresentado no dia 22 de junho, no auditório da Casa da Música em Óbidos, integrado na Conferência Internacional Óbidos Criativa: Currículo e Intervenção em Contextos de Participação e Criatividade. A apresentação do livro ficou a cargo de Natércio Afonso, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A edição é da Editora Folheto Edições e Design e do Centro de Investigação Identidades e Diversidades do Instituto Politécnico de Leiria.
Sessão de apresentação

A obra conta com artigos de pedagogos portugueses e italianos associados à Abordagem Reggio Emilia.

“O Município de Óbidos estabeleceu uma parceria com o Município de Reggio Emilia, que possui uma abordagem pedagógica reconhecida mundialmente, por se afirmar como uma cultura de referencial teórico, uma cultura de investigação e uma cultura de relacionamento entre o que é pensar educação e exercer educação”, manifestou Telmo Faria, presidente da Câmara de Óbidos.

Segundo o autarca, “o Município investiu cerca de treze milhões de euros na construção de escolas novas, para que estas possam também contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e para a construção da nossa identidade educativa”.

Contudo, “a autarquia tem de deixar de ser vista apenas como a organização que se responsabiliza por construir e manter os edifícios. Nós queremos ir mais longe. Acredito que localmente a educação será uma área fortalecida se todos sentirem que a autarquia é uma organização com grande potencialidade na intervenção educativa”.

“O trajeto e a evolução que temos feito nos últimos anos é formidável. Em 2008 transferimos o gabinete de educação para o Complexo dos Arcos e hoje esta mudança funciona em perfeita harmonia”, apontou.

Júlia Formosinho escreve no prefácio que a Abordagem Óbidos Criativa decorre de um projeto que se iniciou no ano letivo 2011/2012 com o objetivo de criar uma escola municipal, no concelho de Óbidos. “Uma escola que se quer de qualidade, autónoma, criativa e inovadora desenvolvendo uma metodologia construtivista e uma pedagogia centrada na criança, ao mesmo tempo, que combate o insucesso e o abandono escolar prematuro criando percursos educativos que minimizam as descontinuidades entre etapas educativas”, descreveu.

O livro dá evidência de que a construção desta visão está em curso, em diálogo com perspetivas participativas nacionais e internacionais.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas