Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

Livro revela estratégia de Óbidos para a educação

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O livro "Práticas Pedagógicas em Contextos de Participação e Criatividade", da autoria de Miguel Oliveira e Ana Sofia Godinho, foi apresentado no dia 22 de junho, no auditório da Casa da Música em Óbidos, integrado na Conferência Internacional Óbidos Criativa: Currículo e Intervenção em Contextos de Participação e Criatividade. A apresentação do livro ficou a cargo de Natércio Afonso, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A edição é da Editora Folheto Edições e Design e do Centro de Investigação Identidades e Diversidades do Instituto Politécnico de Leiria.
Sessão de apresentação

A obra conta com artigos de pedagogos portugueses e italianos associados à Abordagem Reggio Emilia.

“O Município de Óbidos estabeleceu uma parceria com o Município de Reggio Emilia, que possui uma abordagem pedagógica reconhecida mundialmente, por se afirmar como uma cultura de referencial teórico, uma cultura de investigação e uma cultura de relacionamento entre o que é pensar educação e exercer educação”, manifestou Telmo Faria, presidente da Câmara de Óbidos.

Segundo o autarca, “o Município investiu cerca de treze milhões de euros na construção de escolas novas, para que estas possam também contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e para a construção da nossa identidade educativa”.

Contudo, “a autarquia tem de deixar de ser vista apenas como a organização que se responsabiliza por construir e manter os edifícios. Nós queremos ir mais longe. Acredito que localmente a educação será uma área fortalecida se todos sentirem que a autarquia é uma organização com grande potencialidade na intervenção educativa”.

“O trajeto e a evolução que temos feito nos últimos anos é formidável. Em 2008 transferimos o gabinete de educação para o Complexo dos Arcos e hoje esta mudança funciona em perfeita harmonia”, apontou.

Júlia Formosinho escreve no prefácio que a Abordagem Óbidos Criativa decorre de um projeto que se iniciou no ano letivo 2011/2012 com o objetivo de criar uma escola municipal, no concelho de Óbidos. “Uma escola que se quer de qualidade, autónoma, criativa e inovadora desenvolvendo uma metodologia construtivista e uma pedagogia centrada na criança, ao mesmo tempo, que combate o insucesso e o abandono escolar prematuro criando percursos educativos que minimizam as descontinuidades entre etapas educativas”, descreveu.

O livro dá evidência de que a construção desta visão está em curso, em diálogo com perspetivas participativas nacionais e internacionais.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta