A obra conta com artigos de pedagogos portugueses e italianos associados à Abordagem Reggio Emilia.
“O Município de Óbidos estabeleceu uma parceria com o Município de Reggio Emilia, que possui uma abordagem pedagógica reconhecida mundialmente, por se afirmar como uma cultura de referencial teórico, uma cultura de investigação e uma cultura de relacionamento entre o que é pensar educação e exercer educação”, manifestou Telmo Faria, presidente da Câmara de Óbidos.
Segundo o autarca, “o Município investiu cerca de treze milhões de euros na construção de escolas novas, para que estas possam também contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e para a construção da nossa identidade educativa”.
Contudo, “a autarquia tem de deixar de ser vista apenas como a organização que se responsabiliza por construir e manter os edifícios. Nós queremos ir mais longe. Acredito que localmente a educação será uma área fortalecida se todos sentirem que a autarquia é uma organização com grande potencialidade na intervenção educativa”.
“O trajeto e a evolução que temos feito nos últimos anos é formidável. Em 2008 transferimos o gabinete de educação para o Complexo dos Arcos e hoje esta mudança funciona em perfeita harmonia”, apontou.
Júlia Formosinho escreve no prefácio que a Abordagem Óbidos Criativa decorre de um projeto que se iniciou no ano letivo 2011/2012 com o objetivo de criar uma escola municipal, no concelho de Óbidos. “Uma escola que se quer de qualidade, autónoma, criativa e inovadora desenvolvendo uma metodologia construtivista e uma pedagogia centrada na criança, ao mesmo tempo, que combate o insucesso e o abandono escolar prematuro criando percursos educativos que minimizam as descontinuidades entre etapas educativas”, descreveu.
O livro dá evidência de que a construção desta visão está em curso, em diálogo com perspetivas participativas nacionais e internacionais.
Francisco Gomes
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