Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

CP adia novos horários na Linha do Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“A CP adiou para meados de setembro, a entrada em vigor dos novos horários dos comboios de passageiros, na Linha do Oeste, medida que põe, mais uma vez em causa, o processo de requalificação há muito desejado”, manifesta a Comissão para a defesa da Linha do Oeste.

Segundo a Comissão, “este adiamento tem origem na falta de material circulante para garantir horários com maior frequência de composições”.

“Confirmando-se este facto, podemos concluir que isto é resultado da política de destruição da CP, que tem por base a minimização da importância estratégica do transporte ferroviário e que levou já ao encerramento de centenas de quilómetros de linha férrea, à ausência de investimento para a renovação e modernização de infraestruturas e material circulante e à destruição de centenas de postos de trabalho”, adianta.

“No caso concreto da Linha do Oeste, não há material circulante suficiente, nem para a satisfação das atuais necessidades de horários que, diga-se em abono da verdade, são bem poucas. E por isso, de há uns tempos a esta parte, vários foram os dias em que se verificou a supressão de comboios. E, até agora, apesar de saber que precisa de mais composições para garantir horários com maior frequência de comboios, a CP não tomou quaisquer medidas credíveis para que aquele objetivo seja concretizado a curto prazo”, lamenta a Comissão.

“O presidente da CP, quando anunciou em Leiria, no passado mês de maio, a introdução dos novos horários para “meados de julho”, deveria já ter garantidas as condições para a sua concretização. Como tal não aconteceu, aí está o primeiro adiamento. Cada dia que passa, em que não são introduzidas pelo menos estas medidas anunciadas, a Linha do Oeste perde, mais e mais, passageiros”, sustenta.

A Comissão pretende que com a maior urgência sejam encontradas as condições para a concretização dos novos horários, sejam clarificadas pela CP e pela REFER, quais as restantes medidas de requalificação que pretendem concretizar, e quer ainda ser ouvida pelo presidente da CP sobre o modelo de novos horários, “apesar de estar solicitada, desde abril, uma reunião que até hoje não foi marcada”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1