Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

CP adia novos horários na Linha do Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“A CP adiou para meados de setembro, a entrada em vigor dos novos horários dos comboios de passageiros, na Linha do Oeste, medida que põe, mais uma vez em causa, o processo de requalificação há muito desejado”, manifesta a Comissão para a defesa da Linha do Oeste.

Segundo a Comissão, “este adiamento tem origem na falta de material circulante para garantir horários com maior frequência de composições”.

“Confirmando-se este facto, podemos concluir que isto é resultado da política de destruição da CP, que tem por base a minimização da importância estratégica do transporte ferroviário e que levou já ao encerramento de centenas de quilómetros de linha férrea, à ausência de investimento para a renovação e modernização de infraestruturas e material circulante e à destruição de centenas de postos de trabalho”, adianta.

“No caso concreto da Linha do Oeste, não há material circulante suficiente, nem para a satisfação das atuais necessidades de horários que, diga-se em abono da verdade, são bem poucas. E por isso, de há uns tempos a esta parte, vários foram os dias em que se verificou a supressão de comboios. E, até agora, apesar de saber que precisa de mais composições para garantir horários com maior frequência de comboios, a CP não tomou quaisquer medidas credíveis para que aquele objetivo seja concretizado a curto prazo”, lamenta a Comissão.

“O presidente da CP, quando anunciou em Leiria, no passado mês de maio, a introdução dos novos horários para “meados de julho”, deveria já ter garantidas as condições para a sua concretização. Como tal não aconteceu, aí está o primeiro adiamento. Cada dia que passa, em que não são introduzidas pelo menos estas medidas anunciadas, a Linha do Oeste perde, mais e mais, passageiros”, sustenta.

A Comissão pretende que com a maior urgência sejam encontradas as condições para a concretização dos novos horários, sejam clarificadas pela CP e pela REFER, quais as restantes medidas de requalificação que pretendem concretizar, e quer ainda ser ouvida pelo presidente da CP sobre o modelo de novos horários, “apesar de estar solicitada, desde abril, uma reunião que até hoje não foi marcada”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Concurso de gastronomia coreana ganho por alunos da EHTO

Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, do curso de Gestão e Produção de Cozinha (3.º semestre), Inês Silva e Rodrigo Fé, formaram a equipa vencedora do Concurso de Gastronomia Coreana Hansik Contest 2022, que decorreu no passado dia 25 na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

coreana

Aluno da EHTO no MasterChef

Guilherme Romão, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, das Caldas da Rainha, no Curso de Padaria Avançada 2021 (sexta edição), está a participar na nova temporada do Programa "MasterChef Portugal".

guilherme

Peniche com campeão de muay thai

O Município de Peniche soma mais um campeão nacional, desta feita, o atleta Cláudio Figueiras, da classe de cadete do MSA-Sitnarong Muay Thai Camp Peniche/Portugal.

claudio