Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Coleção dos pacotes de açúcar ‘o falo das Caldas” apresentada ao público

Maria Marques/Stephanie Antunes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma coleção que pretende homenagear de forma original a tradição fálica das Caldas da Rainha foi exibida ao público na Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, no passado dia 5. Nasceu de uma proposta de um grupo de colecionadores de pacotes de açúcar (periglicofilia) lançada à Confraria do Príapo. “Trata-se de uma raridade, de uma edição muito limitada ”, informou Edgar Ximenes, presidente da Direção da Confraria do Príapo, adiantando que “possivelmente não irá ficar por aqui, talvez possa ter uma continuação”.
A coleção visa a recolha de fundos para defender a tradição fálica das Caldas

O presidente considera interessante este desafio pois “vai perfeitamente ao encontro dos nossos objetivos que é a divulgação desta tradição com elegância, com classe pela via artística como nós temos privilegiado”.

Para este desafio, a Confraria estabeleceu como oito o número de pacotes e para tal convidou e selecionou oito artesãos “onde nós procurámos juntar precisamente a tradição e a inovação”, proferiu. Fazem parte da equipa de artesãos Vítor Lopes Henriques, que tem uma garrafa tradicional representada num dos pacotes; Francisco Agostinho, que está representado com uma caneca, um modelo chamado a caneca de regador, “parece um regador e ao mesmo tempo a caneca tem a forma de um seio também e diz ‘Mama mas não abuses’, portanto sempre na brincadeira tradicional desta tradição caldense que é de facto um mundo ligado a um aspeto satírico”, comentou Edgar Ximenes; Madaíl Mendes com um boneco, neste caso o concertinista; Umbelina Barros, com um conjunto chamado percebes; Vítor Fonseca Lopes que abordou uma composição intitulada ‘A Taberna’; Nuno Costa que representou um serralheiro e por fim Mário Reis, autor da peça ‘O Falo em pessoa’ “que é um ícone da Confraria”.

À série juntam-se outros dois pacotes – “um joker que é um pacote extra que tem apenas o logótipo da Confraria e o outro é o Falo sempre em pé do Paulo Óscar”, comunicou Edgar Ximenes.

O evento conta com duas partes: a apresentação feita no dia 5 e no dia 13 estiveram patentes as peças originárias da coleção no átrio da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo.

Maria Marques/Stephanie Antunes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas