Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Coleção dos pacotes de açúcar ‘o falo das Caldas” apresentada ao público

Maria Marques/Stephanie Antunes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma coleção que pretende homenagear de forma original a tradição fálica das Caldas da Rainha foi exibida ao público na Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, no passado dia 5. Nasceu de uma proposta de um grupo de colecionadores de pacotes de açúcar (periglicofilia) lançada à Confraria do Príapo. “Trata-se de uma raridade, de uma edição muito limitada ”, informou Edgar Ximenes, presidente da Direção da Confraria do Príapo, adiantando que “possivelmente não irá ficar por aqui, talvez possa ter uma continuação”.
A coleção visa a recolha de fundos para defender a tradição fálica das Caldas

O presidente considera interessante este desafio pois “vai perfeitamente ao encontro dos nossos objetivos que é a divulgação desta tradição com elegância, com classe pela via artística como nós temos privilegiado”.

Para este desafio, a Confraria estabeleceu como oito o número de pacotes e para tal convidou e selecionou oito artesãos “onde nós procurámos juntar precisamente a tradição e a inovação”, proferiu. Fazem parte da equipa de artesãos Vítor Lopes Henriques, que tem uma garrafa tradicional representada num dos pacotes; Francisco Agostinho, que está representado com uma caneca, um modelo chamado a caneca de regador, “parece um regador e ao mesmo tempo a caneca tem a forma de um seio também e diz ‘Mama mas não abuses’, portanto sempre na brincadeira tradicional desta tradição caldense que é de facto um mundo ligado a um aspeto satírico”, comentou Edgar Ximenes; Madaíl Mendes com um boneco, neste caso o concertinista; Umbelina Barros, com um conjunto chamado percebes; Vítor Fonseca Lopes que abordou uma composição intitulada ‘A Taberna’; Nuno Costa que representou um serralheiro e por fim Mário Reis, autor da peça ‘O Falo em pessoa’ “que é um ícone da Confraria”.

À série juntam-se outros dois pacotes – “um joker que é um pacote extra que tem apenas o logótipo da Confraria e o outro é o Falo sempre em pé do Paulo Óscar”, comunicou Edgar Ximenes.

O evento conta com duas partes: a apresentação feita no dia 5 e no dia 13 estiveram patentes as peças originárias da coleção no átrio da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo.

Maria Marques/Stephanie Antunes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Arte em posto Multibanco

Motivos alusivos ao ecossistema natural e animal do Paul de Tornada e a imagem da igreja da localidade embelezam um posto Multibanco naquela povoação das Caldas da Rainha, numa ideia do executivo da junta de freguesia concretizada pelo artista Ricardo Silva, que estudou na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

tornada 1

Vereador do PS explica aprovação do orçamento da Câmara para 2023

O orçamento da Câmara Municipal das Caldas da Rainha para 2023 foi aprovado na passada segunda-feira e nem foi preciso ao Vamos Mudar socorrer-se do voto a favor do vereador do PS, com quem tem um entendimento de compromisso, já que o PSD absteve-se, votando apenas contra o orçamento para os serviços municipalizados. O socialista Luís Patacho explicou concordar com as cautelas e critérios no investimento, tendo em conta “o atual contexto macroeconómico, marcado pela incerteza sobre o fornecimento de bens e serviços, com uma grande pressão inflacionista, especialmente ao nível da energia e dos combustíveis, mas também das matérias-primas, e enorme volatilidade dos mercados”.

ps