Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Aula de cidadania na Universidade Sénior

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“A evolução da Cidadania nos últimos 50 anos”, foi o tema da conferência que decorreu no passado dia 4 na Universidade Sénior Rainha D. Leonor (USRDL). Quais as diferenças entre cidadania antes e depois do 25 de Abril de 1974 foi um dos assuntos discutidos na iniciativa, que contou com o auditório repleto de alunos da Universidade Sénior e da Escola Técnica Empresarial do Oeste. Foi uma verdadeira aula de cidadania dada pelos oradores: Jorge Santos, professor de cidadania e informática na USRDL, Jaime Costa, jornalista e diretor do JORNAL DAS CALDAS, e Lalanda Ribeiro, provedor da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha.
Oradores da conferência

A intervenção destes elementos suscitou um produtivo debate em torno da cidadania ativa, que está em “permanente construção”. Longe de estarem adormecidas para este assunto, as pessoas presentes mostraram-se interessadas em discutir o tema.

Jorge Santos falou da “História da cidadania e seus impactos”. A sua intervenção baseou-se na interligação da cidadania com os direitos humanos, primeira, segunda e terceira geração. “Quis dar a perceber a evolução do conceito de cidadania sobretudo no que diz respeito à luta pelos direitos e deveres de cada cidadão e alargando os horizontes daquilo que é a cidadania de hoje muito mais de que um conjunto de ética”, disse o professor.

Lalanda Ribeiro partilhou a sua experiência na área politica partidária, ligando-a à cidadania numa evolução do antes e o depois do 25 de Abril. Para este responsável que além de autarca já foi professor, não há “cidadania sem democracia”. Revelou que na sua atividade política presenciou vários modelos de cidadania como por exemplo “alguns elementos de Vidais que ajudaram em obras públicas para melhorar a freguesia” ou “os habitantes de algumas localidades que trabalham em prol da sua coletividade”. Lalanda Ribeiro referiu ainda que a Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital” e o movimento Que se Lixe a Troika são grupos de cidadania ativa que lutam “de uma forma pacifica” por uma causa a “favor da sociedade”.

Jaime Costa abordou o tema “A Comunicação Social na esfera da cidadania”. O jornalista, que começou a trabalhar na área da comunicação social quando tinha 18 anos, disse que a comunicação social tem sido muito importante na descoberta de casos de “corrupção” e “pedofilia”. No entanto revelou que “ainda continua haver muitas pressões por parte de grandes grupos económicos não só a nível nacional mas também a nível regional”. “Liberdade absoluta não existe”, sublinhou Jaime Costa.

Vítor Duarte e Solange Morgado, alunos da USRDL fizeram uma intervenção onde apresentaram os temas dos oradores convidados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.