Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Aula de cidadania na Universidade Sénior

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“A evolução da Cidadania nos últimos 50 anos”, foi o tema da conferência que decorreu no passado dia 4 na Universidade Sénior Rainha D. Leonor (USRDL). Quais as diferenças entre cidadania antes e depois do 25 de Abril de 1974 foi um dos assuntos discutidos na iniciativa, que contou com o auditório repleto de alunos da Universidade Sénior e da Escola Técnica Empresarial do Oeste. Foi uma verdadeira aula de cidadania dada pelos oradores: Jorge Santos, professor de cidadania e informática na USRDL, Jaime Costa, jornalista e diretor do JORNAL DAS CALDAS, e Lalanda Ribeiro, provedor da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha.
Oradores da conferência

A intervenção destes elementos suscitou um produtivo debate em torno da cidadania ativa, que está em “permanente construção”. Longe de estarem adormecidas para este assunto, as pessoas presentes mostraram-se interessadas em discutir o tema.

Jorge Santos falou da “História da cidadania e seus impactos”. A sua intervenção baseou-se na interligação da cidadania com os direitos humanos, primeira, segunda e terceira geração. “Quis dar a perceber a evolução do conceito de cidadania sobretudo no que diz respeito à luta pelos direitos e deveres de cada cidadão e alargando os horizontes daquilo que é a cidadania de hoje muito mais de que um conjunto de ética”, disse o professor.

Lalanda Ribeiro partilhou a sua experiência na área politica partidária, ligando-a à cidadania numa evolução do antes e o depois do 25 de Abril. Para este responsável que além de autarca já foi professor, não há “cidadania sem democracia”. Revelou que na sua atividade política presenciou vários modelos de cidadania como por exemplo “alguns elementos de Vidais que ajudaram em obras públicas para melhorar a freguesia” ou “os habitantes de algumas localidades que trabalham em prol da sua coletividade”. Lalanda Ribeiro referiu ainda que a Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital” e o movimento Que se Lixe a Troika são grupos de cidadania ativa que lutam “de uma forma pacifica” por uma causa a “favor da sociedade”.

Jaime Costa abordou o tema “A Comunicação Social na esfera da cidadania”. O jornalista, que começou a trabalhar na área da comunicação social quando tinha 18 anos, disse que a comunicação social tem sido muito importante na descoberta de casos de “corrupção” e “pedofilia”. No entanto revelou que “ainda continua haver muitas pressões por parte de grandes grupos económicos não só a nível nacional mas também a nível regional”. “Liberdade absoluta não existe”, sublinhou Jaime Costa.

Vítor Duarte e Solange Morgado, alunos da USRDL fizeram uma intervenção onde apresentaram os temas dos oradores convidados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161