Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C

Lançamento de livro de Isabel Gouveia

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Na Voz da Esperança há Lágrimas (Poesia Completa)” é o título do novo livro de Isabel Gouveia que foi lançado no dia 6 de abril, na Biblioteca Municipal das Caldas. A afluência de cerca de uma centena de pessoas à sessão de lançamento do livro, que inclui as várias obras de poesia já publicados desta autora e ainda inéditos incluídos em “Poemas da Adolescência” “Caleidoscópio – Poemário é a prova do carinho que os caldenses têm pela autora. O livro tem capa e ilustrações do artista caldense José Pires, alusivos a determinados poemas.
O livro foi lançado na Biblioteca Municipal das Caldas

A obra, editada sob chancela da Alêtheia Editores, contou com a presença da editora Zita Seabra, que lamentou a falta de hábito dos portugueses em lerem poesia. “Somos um país de poetas mas os livros de poesia são os que se vendem menos”, apontou, revelando que já é o segundo livro de Isabel Gouveia que edita. Zita Seabra revelou que a empresa Várzea da Rainha Impressores (VRI) inaugurou há cerca de duas semanas a sua livraria virtual.

A obra é prefaciada por Fernando Pinto do Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura, que esteve presente na cerimónia de lançamento. Segundo este responsável, a obra está muito inspirada no lirismo português, “naquilo que são os poetas líricos ligado à nossa grande tradição histórica e ao mesmo tempo tem muito a ver com as vivências e experiências da própria vida da autora”. Fernando Pinto do Amaral referiu ainda que os temas da poesia estão muito ligados à “angústia, centrado na inquietação”. “É uma reunião dos seus livros e tem uma mensagem de esperança com muita angústia lá dentro”, sublinhou.

Isabel Gouveia está satisfeita com a edição do livro. “É difícil arranjar uma editora que queira editar poesia, na medida que fiquei muita satisfeita quando soube que a Alêtheia Editores ia publicar o meu livro, porque é uma editora com algum prestígio na praça pública”, disse a autora.

A capa foi arquitetada por uma ex-aluna da ESAD.CR que trabalha para a editora. “Pegou num dos desenhos do José Pires e dividiu-o ao meio, colocando uma parte na capa e a outra na contracapa”, explicou Isabel Gouveia.

A autora realçou ainda o facto dos seus livros de poesia serem muito diferentes uns dos outros. Continua a escrever e está a terminar um livro de contos.

Isabel Gouveia foi conservadora do registo predial de Alcobaça e das Caldas da Rainha e em 2009 foi agraciada pela Câmara das Caldas com uma medalha de prata, atendendo ao conjunto da sua obra jurídica e obra literária.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1

Óbidos Criativa nomeada para o prémio de turismo

A empresa municipal Óbidos Criativa está nomeada para os Prémios Líderes do Turismo 2024, na categoria Creative Brand. Os vencedores vão ser conhecidos no dia 22 de maio, na 3ª edição da Conferência & Prémios Líderes do Turismo, em Carcavelos. As votações...

Carregal e Sobral da Lagoa em festa

A festa em honra do Senhor Jesus do Carregal vai decorrer entre os dias 9 e 12 de maio naquela aldeia do concelho de Óbidos.