Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Lançamento de livro de Isabel Gouveia

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Na Voz da Esperança há Lágrimas (Poesia Completa)” é o título do novo livro de Isabel Gouveia que foi lançado no dia 6 de abril, na Biblioteca Municipal das Caldas. A afluência de cerca de uma centena de pessoas à sessão de lançamento do livro, que inclui as várias obras de poesia já publicados desta autora e ainda inéditos incluídos em “Poemas da Adolescência” “Caleidoscópio – Poemário é a prova do carinho que os caldenses têm pela autora. O livro tem capa e ilustrações do artista caldense José Pires, alusivos a determinados poemas.
O livro foi lançado na Biblioteca Municipal das Caldas

A obra, editada sob chancela da Alêtheia Editores, contou com a presença da editora Zita Seabra, que lamentou a falta de hábito dos portugueses em lerem poesia. “Somos um país de poetas mas os livros de poesia são os que se vendem menos”, apontou, revelando que já é o segundo livro de Isabel Gouveia que edita. Zita Seabra revelou que a empresa Várzea da Rainha Impressores (VRI) inaugurou há cerca de duas semanas a sua livraria virtual.

A obra é prefaciada por Fernando Pinto do Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura, que esteve presente na cerimónia de lançamento. Segundo este responsável, a obra está muito inspirada no lirismo português, “naquilo que são os poetas líricos ligado à nossa grande tradição histórica e ao mesmo tempo tem muito a ver com as vivências e experiências da própria vida da autora”. Fernando Pinto do Amaral referiu ainda que os temas da poesia estão muito ligados à “angústia, centrado na inquietação”. “É uma reunião dos seus livros e tem uma mensagem de esperança com muita angústia lá dentro”, sublinhou.

Isabel Gouveia está satisfeita com a edição do livro. “É difícil arranjar uma editora que queira editar poesia, na medida que fiquei muita satisfeita quando soube que a Alêtheia Editores ia publicar o meu livro, porque é uma editora com algum prestígio na praça pública”, disse a autora.

A capa foi arquitetada por uma ex-aluna da ESAD.CR que trabalha para a editora. “Pegou num dos desenhos do José Pires e dividiu-o ao meio, colocando uma parte na capa e a outra na contracapa”, explicou Isabel Gouveia.

A autora realçou ainda o facto dos seus livros de poesia serem muito diferentes uns dos outros. Continua a escrever e está a terminar um livro de contos.

Isabel Gouveia foi conservadora do registo predial de Alcobaça e das Caldas da Rainha e em 2009 foi agraciada pela Câmara das Caldas com uma medalha de prata, atendendo ao conjunto da sua obra jurídica e obra literária.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161