Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
“4 rostos - 4 visões"

Independentes

José Rafael Nascimento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A participação dos cidadãos na vida política concretiza-se por diversas formas e graus de intervenção, de simples conversas de café e opinião publicada, à constituição de movimentos cívicos e organizações políticas com representação nos órgãos de gestão autárquica. Desiludidos com o funcionamento do actual sistema partidário e cansados de lutar pela sua reforma e regeneração, muitos cidadãos têm-se alheado ou procurado outras formas de intervenção, como é o caso, designadamente, dos movimentos (de) independentes.

Os independentes (falamos dos genuínos, naturalmente, não dos falsos independentes) são grupos muito heterogéneos, distinguindo-se pelas motivações dominantes dos seus membros, sejam de sinal positivo – defesa de padrões éticos, de competência política ou de qualidade da democracia, ou negativo – idealismo ingénuo, dificuldade de integração ou frustração partidária. Coordenar e acomodar todas estas motivações, não constitui tarefa fácil para a liderança destes movimentos, requerendo grande habilidade e autoridade para integrar tão grande diversidade, não apenas de personalidades, mas também de sensibilidades ideológicas.

Mesmo que indubitavelmente virtuosas, as intenções dos movimentos (de) independentes não evitam os enormes desafios associados à sua existência e funcionalidade. O desafio existencial consiste em provar que é realmente possível ser-se independente num grupo que precisa de ter objectivos comuns e que depende de significativos recursos. O desafio funcional refere-se à possibilidade de mobilizar suficiente capacidade de organização, estratégia e financiamento, para competir com as máquinas partidárias instaladas e os directórios de putativos poderes fáticos por aí existentes.

Apesar das dificuldades, os movimentos (de) independentes estão a crescer, juntando forças e meios para conquistar os direitos que reclamam, assim como as mentes, os corações e, sobretudo, o voto de um eleitorado pouco motivado e esclarecido, bastante condicionado por caciques locais. No contexto particular das Caldas da Rainha, em que os partidos políticos tradicionais revelam fragilidades diversas, os independentes sentem que têm nas próximas eleições autárquicas a oportunidade de obter um bom resultado e de, assim, poderem dar uma contribuição importante para o progresso da cidade e do concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.