Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
“4 rostos - 4 visões"

Independentes

José Rafael Nascimento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A participação dos cidadãos na vida política concretiza-se por diversas formas e graus de intervenção, de simples conversas de café e opinião publicada, à constituição de movimentos cívicos e organizações políticas com representação nos órgãos de gestão autárquica. Desiludidos com o funcionamento do actual sistema partidário e cansados de lutar pela sua reforma e regeneração, muitos cidadãos têm-se alheado ou procurado outras formas de intervenção, como é o caso, designadamente, dos movimentos (de) independentes.

Os independentes (falamos dos genuínos, naturalmente, não dos falsos independentes) são grupos muito heterogéneos, distinguindo-se pelas motivações dominantes dos seus membros, sejam de sinal positivo – defesa de padrões éticos, de competência política ou de qualidade da democracia, ou negativo – idealismo ingénuo, dificuldade de integração ou frustração partidária. Coordenar e acomodar todas estas motivações, não constitui tarefa fácil para a liderança destes movimentos, requerendo grande habilidade e autoridade para integrar tão grande diversidade, não apenas de personalidades, mas também de sensibilidades ideológicas.

Mesmo que indubitavelmente virtuosas, as intenções dos movimentos (de) independentes não evitam os enormes desafios associados à sua existência e funcionalidade. O desafio existencial consiste em provar que é realmente possível ser-se independente num grupo que precisa de ter objectivos comuns e que depende de significativos recursos. O desafio funcional refere-se à possibilidade de mobilizar suficiente capacidade de organização, estratégia e financiamento, para competir com as máquinas partidárias instaladas e os directórios de putativos poderes fáticos por aí existentes.

Apesar das dificuldades, os movimentos (de) independentes estão a crescer, juntando forças e meios para conquistar os direitos que reclamam, assim como as mentes, os corações e, sobretudo, o voto de um eleitorado pouco motivado e esclarecido, bastante condicionado por caciques locais. No contexto particular das Caldas da Rainha, em que os partidos políticos tradicionais revelam fragilidades diversas, os independentes sentem que têm nas próximas eleições autárquicas a oportunidade de obter um bom resultado e de, assim, poderem dar uma contribuição importante para o progresso da cidade e do concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss