Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
EDITORIAL

MUNICÍPIOS AGONIZAM

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
À medida que a situação financeira dos municípios portugueses vai sendo divulgada o espanto, quanto ao seu elevado volume de endividamento, amplia-se.

Em muitos casos o valor das responsabilidades de alguns municípios de grande, média e pequena dimensão perante a banca e os fornecedores atinge as dezenas de milhões de euros, o que a curto prazo inviabilizará o cumprimento, em tempo útil, de todas as responsabilidades.

Este cenário, desgraçadamente vivido em muitos municípios, tem causado, por arrasto, muitos despedimentos, e até falências de empresas fornecedoras de bens e serviços e a tendência aponta para o seu agravamento.

Com a recessão instalada a construção estagnou reduzindo, drásticamente, as receitas dos municípios numa área, até então, considerada a galinha dos ovos de ouro.

Atualmente há câmaras a pagar milhões de euros por dia, só em juros, tal foi o endividamento criado em obras faraónicas (estádios de futebol para o Euro 2004 e outros) e que agora agonizam por não terem possibilidade de solver os seus compromissos.

Esta situação é difícil de entender, tendo em conta que as autarquias dispõem, para além de um presidente, de um batalhão de vereadores, assessores e técnicos superiores o que, teoricamente, garantiria decisões ponderadas e uma gestão equilibrada mas, ao invés, assistimos à asfixia de muitas câmaras a caminho da insolvência, não por falta de pessoal, mas por opções desastrosas pelas quais ninguém é responsabilizado, salvo rarissimas excepções.

Após o 25 de Abril procedeu-se, e bem, à descentralização do poder central e as câmaras passaram a dispor de imensas competências que, infelizmente, em muitos casos foram mal geridas, conduzindo vários municípios do País a uma situação insustentável do ponto de vista financeiro e subvertendo a real valia do poder local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).