Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 19° C
18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 21° C
EDITORIAL

MUNICÍPIOS AGONIZAM

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
À medida que a situação financeira dos municípios portugueses vai sendo divulgada o espanto, quanto ao seu elevado volume de endividamento, amplia-se.

Em muitos casos o valor das responsabilidades de alguns municípios de grande, média e pequena dimensão perante a banca e os fornecedores atinge as dezenas de milhões de euros, o que a curto prazo inviabilizará o cumprimento, em tempo útil, de todas as responsabilidades.

Este cenário, desgraçadamente vivido em muitos municípios, tem causado, por arrasto, muitos despedimentos, e até falências de empresas fornecedoras de bens e serviços e a tendência aponta para o seu agravamento.

Com a recessão instalada a construção estagnou reduzindo, drásticamente, as receitas dos municípios numa área, até então, considerada a galinha dos ovos de ouro.

Atualmente há câmaras a pagar milhões de euros por dia, só em juros, tal foi o endividamento criado em obras faraónicas (estádios de futebol para o Euro 2004 e outros) e que agora agonizam por não terem possibilidade de solver os seus compromissos.

Esta situação é difícil de entender, tendo em conta que as autarquias dispõem, para além de um presidente, de um batalhão de vereadores, assessores e técnicos superiores o que, teoricamente, garantiria decisões ponderadas e uma gestão equilibrada mas, ao invés, assistimos à asfixia de muitas câmaras a caminho da insolvência, não por falta de pessoal, mas por opções desastrosas pelas quais ninguém é responsabilizado, salvo rarissimas excepções.

Após o 25 de Abril procedeu-se, e bem, à descentralização do poder central e as câmaras passaram a dispor de imensas competências que, infelizmente, em muitos casos foram mal geridas, conduzindo vários municípios do País a uma situação insustentável do ponto de vista financeiro e subvertendo a real valia do poder local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Cascas de caracóis iluminaram procissão

As Luminárias de São José tiveram lugar na noite do passado domingo no Carvalhal, Bombarral, onde as ruas principais da aldeia estiveram embelezadas com cascas de caracóis iluminadas, tradição anual secular O evento, organizado pela Irmandade do Santíssimo...

caracois

“Maria Rendinhas” volta às escolas do 1o ciclo

No final de março a “Maria Rendinhas” e as rendas de bilros voltam às escolas do 1o ciclo e jardins de infância de Peniche com oobjetivo de divulgar e fomentar esta arte junto dos mais pequenos. O programa, realizado em colaboração com os agrupamentos escolares, no...

rendas

“Remember Party” no Sport Club do Bairro

O Sport Club do Bairro (Bairro da Senhora da Luz), em Óbidos, vai realizar mais uma noite temática para relembrar os anos 80,90 e 2000, com muita música e diversão, ao som de DJ Gabi. Integrado no “Há Festa no Bairro!”, o evento, no dia 1 de abril, tem início às...

remeberparty