Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
EDITORIAL

MUNICÍPIOS AGONIZAM

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
À medida que a situação financeira dos municípios portugueses vai sendo divulgada o espanto, quanto ao seu elevado volume de endividamento, amplia-se.

Em muitos casos o valor das responsabilidades de alguns municípios de grande, média e pequena dimensão perante a banca e os fornecedores atinge as dezenas de milhões de euros, o que a curto prazo inviabilizará o cumprimento, em tempo útil, de todas as responsabilidades.

Este cenário, desgraçadamente vivido em muitos municípios, tem causado, por arrasto, muitos despedimentos, e até falências de empresas fornecedoras de bens e serviços e a tendência aponta para o seu agravamento.

Com a recessão instalada a construção estagnou reduzindo, drásticamente, as receitas dos municípios numa área, até então, considerada a galinha dos ovos de ouro.

Atualmente há câmaras a pagar milhões de euros por dia, só em juros, tal foi o endividamento criado em obras faraónicas (estádios de futebol para o Euro 2004 e outros) e que agora agonizam por não terem possibilidade de solver os seus compromissos.

Esta situação é difícil de entender, tendo em conta que as autarquias dispõem, para além de um presidente, de um batalhão de vereadores, assessores e técnicos superiores o que, teoricamente, garantiria decisões ponderadas e uma gestão equilibrada mas, ao invés, assistimos à asfixia de muitas câmaras a caminho da insolvência, não por falta de pessoal, mas por opções desastrosas pelas quais ninguém é responsabilizado, salvo rarissimas excepções.

Após o 25 de Abril procedeu-se, e bem, à descentralização do poder central e as câmaras passaram a dispor de imensas competências que, infelizmente, em muitos casos foram mal geridas, conduzindo vários municípios do País a uma situação insustentável do ponto de vista financeiro e subvertendo a real valia do poder local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.