Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
EDITORIAL

Mar Salgado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em tempos idos, o mar representava a porta de saída e de chegada. Em Portugal, à faina do mar, juntaram-se as descobertas marítimas que permitiram “dar novos mundos ao mundo” e encher de orgulho patriótico as páginas da nossa História.

O mar era o ganha-pão de muitas famílias e, tantas vezes, o seu cemitério. Por isso, os homens respeitavam-no e temiam-no, pois aprenderam à custa de dor e de lágrimas que o homem nada pode contra a natureza. Não é o homem que “domestica” o mar; é o mar que “domestica o homem”.

Depois, inventaram-se os desportos de mar. O homem mede forças com o mar e brinca com ele como se fosse uma criança. E o medo do mar foi-se perdendo, aos poucos. Essa “coragem” crescente foi-se contagiando e atingiu aqueles que, sem saberem como lidar com o mar, se acham em condições de desrespeitar os alertas e a sinalização que aqueles que o conhecem bem colocam nas praias para que este, enfurecido, não roube mais vidas.

Também os nadadores-salvadores passaram a ser ignorados por aqueles que vandalizam as placas de sinalização, respondem ao apito como se se tratasse de um jogo de futebol e fingem não ver a bandeira vermelha, que recorda que o mar não está para brincadeiras.

O mar do Salgado, praia com apenas 100m de vigilância, tem roubado vidas nos últimos anos.

Se está de férias, respeite a sinalização colocada na praia que frequenta. Se já não está de férias e é daqueles que gosta de desafiar o perigo, lembre-se que o mar é o maior cemitério português…

Como dizia o anúncio, antigamente, não se esqueça que “Há mar e mar, há ir e voltar”!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).