Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
15° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
15° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C
EDITORIAL

Mar Salgado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em tempos idos, o mar representava a porta de saída e de chegada. Em Portugal, à faina do mar, juntaram-se as descobertas marítimas que permitiram “dar novos mundos ao mundo” e encher de orgulho patriótico as páginas da nossa História.

O mar era o ganha-pão de muitas famílias e, tantas vezes, o seu cemitério. Por isso, os homens respeitavam-no e temiam-no, pois aprenderam à custa de dor e de lágrimas que o homem nada pode contra a natureza. Não é o homem que “domestica” o mar; é o mar que “domestica o homem”.

Depois, inventaram-se os desportos de mar. O homem mede forças com o mar e brinca com ele como se fosse uma criança. E o medo do mar foi-se perdendo, aos poucos. Essa “coragem” crescente foi-se contagiando e atingiu aqueles que, sem saberem como lidar com o mar, se acham em condições de desrespeitar os alertas e a sinalização que aqueles que o conhecem bem colocam nas praias para que este, enfurecido, não roube mais vidas.

Também os nadadores-salvadores passaram a ser ignorados por aqueles que vandalizam as placas de sinalização, respondem ao apito como se se tratasse de um jogo de futebol e fingem não ver a bandeira vermelha, que recorda que o mar não está para brincadeiras.

O mar do Salgado, praia com apenas 100m de vigilância, tem roubado vidas nos últimos anos.

Se está de férias, respeite a sinalização colocada na praia que frequenta. Se já não está de férias e é daqueles que gosta de desafiar o perigo, lembre-se que o mar é o maior cemitério português…

Como dizia o anúncio, antigamente, não se esqueça que “Há mar e mar, há ir e voltar”!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festa no Reguengo da Parada

A festa em honra de Nossa Senhora da Guia vai animar o Reguengo da Parada entre 10 e 19 de maio, numa organização da Associação Desportiva e Recreativa. No dia 10, pelas 22h00, o baile é com Chaparral Band, e no dia 11 atua Bico d’Obra, seguindo-se o dj Rikardo....

437574991 1873892616378257 4348903617813390839 n

Convívio na Palhoça

A Associação Cultural Desportiva da Palhoça é palco de um almoço de convívio com cozido à portuguesa no dia 28 de abril. A animação musical estará a cargo de Rodrigo. Inscrições pelo telemóvel...

Samuel Freire e Catarina Ribeiro vencem nas Caldas nos 10.000 metros

Samuel Freire e Catarina Ribeiro conquistaram no passado sábado os títulos de Portugal em 10.000 metros, nos campeonatos que decorreram na pista verde de Caldas da Rainha, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Caldas da Rainha.

atletismo2