Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 18° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

Assalto ao Castelo marcou início do Mercado Medieval de Óbidos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Até 12 de Agosto ((aberto apenas de quinta a domingo) poderá viver a Idade média que voltou a Óbidos com mais uma edição do Mercado Medieval, trazendo à vila casamentos reais, assaltos a castelos, muita animação e boa gastronomia medieval.
Assalto ao castelo

Na sexta-feira foi o Assalto ao Castelo, uma recriação que envolveu cerca de 80 participantes e cuja encenação esteve a cargo do grupo profissional de recriação histórica militar Espada Lusitana, de Lisboa. Foi feita a primeira tentativa de conquista, por parte de D. Afonso V que se repetirá nas próximas duas sextas-feiras, até que na última semana de mercado medieval as tropas afetas à Casa de Bragança (D. Afonso V) derrotam as da Casa de Coimbra (afetas a D. Pedro) e o rei volta a colocar o seu estandarte.No assalto ao castelo, participaram também alguns voluntários, como é o caso da Associação Josefa d’Óbidos e a Guarda do Alcaide (da Associação Espeleológica de Óbidos).

O programa da RTP “Verão Total”, foi emitido no passado dia 17 de julho, em direto, da Praça de Santa Maria. Foi apresentado por Tânia Ribas de Oliveira e Francisco Mendes mostrou o que de melhor se passa no concelho de Óbidos e na região, com destaque para o Mercado Medieval de Óbidos. E porque o tempo é de férias para muitos portugueses e estrangeiros que visitam o concelho, o presidente da Câmara destacou “as características únicas da Lagoa de Óbidos para estar em família”, não esquecendo “os 7 quilómetros de praias”. “Podemos ter umas férias muito românticas em Óbidos, mas também mais desportivas, pois a oferta é cada vez maior”, frisou, destacando o novo projeto «Creative Breaks». “Hoje não basta ter uma boa cama para dormir e boa mesa. As pessoas querem experiências, querem fazer coisas que nunca fizeram e este projeto é precisamente isso, ou seja, juntar a atividade mais clássica do Turismo com as indústrias criativas do concelho. Neste momento temos mais de 40 novas experiências”, explicou. Banca de doces da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste Presentes nesta iniciativa estiveram dois ex-alunos Telmo Moutinho e Andreia Luís, do curso de pastelaria avançada de Óbidos. Os ex-estudantes são um exemplo de sucesso, pois ambos estão a trabalhar em Paris. Telmo trabalha como pasteleiro no restaurante da Torre Eifel e a Andreia numa pastelaria de referência, também na cidade da luz. Estão muito satisfeitos de estarem em Paris e consideram a experiência “muito importante para o futuro”. Pretendem regressar a Portugal, com o objetivo de abrirem a sua pastelaria em Lisboa. Andreia Luís de 25 anos é de Cascais e o Telmo Moutinho também com 25 anos é de Mirandela.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.