Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 33° C
23° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 36° C

Assalto ao Castelo marcou início do Mercado Medieval de Óbidos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Até 12 de Agosto ((aberto apenas de quinta a domingo) poderá viver a Idade média que voltou a Óbidos com mais uma edição do Mercado Medieval, trazendo à vila casamentos reais, assaltos a castelos, muita animação e boa gastronomia medieval.
Assalto ao castelo

Na sexta-feira foi o Assalto ao Castelo, uma recriação que envolveu cerca de 80 participantes e cuja encenação esteve a cargo do grupo profissional de recriação histórica militar Espada Lusitana, de Lisboa. Foi feita a primeira tentativa de conquista, por parte de D. Afonso V que se repetirá nas próximas duas sextas-feiras, até que na última semana de mercado medieval as tropas afetas à Casa de Bragança (D. Afonso V) derrotam as da Casa de Coimbra (afetas a D. Pedro) e o rei volta a colocar o seu estandarte.No assalto ao castelo, participaram também alguns voluntários, como é o caso da Associação Josefa d’Óbidos e a Guarda do Alcaide (da Associação Espeleológica de Óbidos).

O programa da RTP “Verão Total”, foi emitido no passado dia 17 de julho, em direto, da Praça de Santa Maria. Foi apresentado por Tânia Ribas de Oliveira e Francisco Mendes mostrou o que de melhor se passa no concelho de Óbidos e na região, com destaque para o Mercado Medieval de Óbidos. E porque o tempo é de férias para muitos portugueses e estrangeiros que visitam o concelho, o presidente da Câmara destacou “as características únicas da Lagoa de Óbidos para estar em família”, não esquecendo “os 7 quilómetros de praias”. “Podemos ter umas férias muito românticas em Óbidos, mas também mais desportivas, pois a oferta é cada vez maior”, frisou, destacando o novo projeto «Creative Breaks». “Hoje não basta ter uma boa cama para dormir e boa mesa. As pessoas querem experiências, querem fazer coisas que nunca fizeram e este projeto é precisamente isso, ou seja, juntar a atividade mais clássica do Turismo com as indústrias criativas do concelho. Neste momento temos mais de 40 novas experiências”, explicou. Banca de doces da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste Presentes nesta iniciativa estiveram dois ex-alunos Telmo Moutinho e Andreia Luís, do curso de pastelaria avançada de Óbidos. Os ex-estudantes são um exemplo de sucesso, pois ambos estão a trabalhar em Paris. Telmo trabalha como pasteleiro no restaurante da Torre Eifel e a Andreia numa pastelaria de referência, também na cidade da luz. Estão muito satisfeitos de estarem em Paris e consideram a experiência “muito importante para o futuro”. Pretendem regressar a Portugal, com o objetivo de abrirem a sua pastelaria em Lisboa. Andreia Luís de 25 anos é de Cascais e o Telmo Moutinho também com 25 anos é de Mirandela.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Macroalga da costa de Peniche pode retardar envelhecimento da pele

Os extratos enriquecidos em florotaninos e outros componentes obtidos a partir de uma macroalga recolhida na costa de Peniche apresentam um marcado efeito inibidor sobre as enzimas colagenase e elastase, responsáveis pela degradação da matriz da pele e diretamente relacionadas com o processo de envelhecimento cutâneo, aponta uma investigação levada a cabo por uma equipa do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria. A investigação originou um pedido de patente, que foi agora aprovada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

alga

2500 pessoas em corrida de toiros mista

Mais de 2500 pessoas (mais de dois terços da lotação) assistiram na praça do Sítio da Nazaré, na noite do passado sábado, ao regresso a esta arena das corridas de toiros mistas, nas quais existem toureio a cavalo e toureio a pé.

sitio 1

Ciclismo em A-dos-Francos

No dia 21 de agosto, a segunda etapa da 14ª Volta a Portugal de Cadetes em ciclismo vai passar em A-dos-Francos, junto ao monumento de homenagem a João Almeida, cerca das 11h30, depois do prólogo em Alpiarça e da primeira etapa entre Almeirim e Benavente.