Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
17° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C

Colóquio nas Caldas discutiu controlo antidoping na Columbofilia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um dos desportos com mais praticantes em Portugal – a Columbofilia – vai ter, este ano, novas regras: a Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) vai implementar o controlo antidoping na modalidade, para cumprir exigências desportivas que visam assegurar a equidade competitiva em todas as provas nacionais. É comum ver associada à qualidade desportiva dos pombos […]
Colóquio nas Caldas discutiu controlo antidoping na Columbofilia

Um dos desportos com mais praticantes em Portugal – a Columbofilia – vai ter, este ano, novas regras: a Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) vai implementar o controlo antidoping na modalidade, para cumprir exigências desportivas que visam assegurar a equidade competitiva em todas as provas nacionais. É comum ver associada à qualidade desportiva dos pombos correio a necessidade de os suplementar, tendo em vista otimizar a respetiva prestação competitiva. Mas nem todos os suplementos são autorizados e é neste âmbito que a FPC vai atuar. “Antecipando a própria legislação, a Federação tinha já dado, em 2010 e 2011, os primeiros passos para introduzir o controlo antidoping”, adianta o presidente da FPC, José Tereso. Uma das principais dificuldades no processo foi o facto de nenhum laboratório português estar preparado para realizar o tipo de análises necessárias para este controlo. José Tereso explica como foi ultrapassada a questão: “Procurámos um laboratório na Bélgica, que neste momento faz já testes para diversos países europeus, no âmbito da columbofilia, que vai receber as amostras colhidas a pombos correio portugueses”. Espera-se que este controlo antidoping comece a funcionar com o início da época desportiva columbófila, que acontece a partir de março. Este foi um dos principais temas em discussão no colóquio “Suplementos alimentares: os úteis, os inúteis e os proibidos”, realizado no âmbito da 39ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica de Columbofilia, que teve lugar entre os dias 12 a 15 de janeiro, nas Caldas da Rainha. Com 75 stands, passaram pela Expoeste cerca de 5 mil pessoas. A columbofilia é uma das modalidades desportivas com maior palmarés desportivo e que mais medalhas tem conquistado nas grandes competições internacionais, como é o caso das Olimpíadas, onde Portugal se sagrou, por várias vezes, campeão olímpico, a nível individual e por país.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo