Um dos desportos com mais praticantes em Portugal – a Columbofilia – vai ter, este ano, novas regras: a Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) vai implementar o controlo antidoping na modalidade, para cumprir exigências desportivas que visam assegurar a equidade competitiva em todas as provas nacionais. É comum ver associada à qualidade desportiva dos pombos correio a necessidade de os suplementar, tendo em vista otimizar a respetiva prestação competitiva. Mas nem todos os suplementos são autorizados e é neste âmbito que a FPC vai atuar. “Antecipando a própria legislação, a Federação tinha já dado, em 2010 e 2011, os primeiros passos para introduzir o controlo antidoping”, adianta o presidente da FPC, José Tereso. Uma das principais dificuldades no processo foi o facto de nenhum laboratório português estar preparado para realizar o tipo de análises necessárias para este controlo. José Tereso explica como foi ultrapassada a questão: “Procurámos um laboratório na Bélgica, que neste momento faz já testes para diversos países europeus, no âmbito da columbofilia, que vai receber as amostras colhidas a pombos correio portugueses”. Espera-se que este controlo antidoping comece a funcionar com o início da época desportiva columbófila, que acontece a partir de março. Este foi um dos principais temas em discussão no colóquio “Suplementos alimentares: os úteis, os inúteis e os proibidos”, realizado no âmbito da 39ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica de Columbofilia, que teve lugar entre os dias 12 a 15 de janeiro, nas Caldas da Rainha. Com 75 stands, passaram pela Expoeste cerca de 5 mil pessoas. A columbofilia é uma das modalidades desportivas com maior palmarés desportivo e que mais medalhas tem conquistado nas grandes competições internacionais, como é o caso das Olimpíadas, onde Portugal se sagrou, por várias vezes, campeão olímpico, a nível individual e por país.
Colóquio nas Caldas discutiu controlo antidoping na Columbofilia
1 de Fevereiro, 2012
Um dos desportos com mais praticantes em Portugal – a Columbofilia – vai ter, este ano, novas regras: a Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) vai implementar o controlo antidoping na modalidade, para cumprir exigências desportivas que visam assegurar a equidade competitiva em todas as provas nacionais. É comum ver associada à qualidade desportiva dos pombos […]
Colóquio nas Caldas discutiu controlo antidoping na Columbofilia
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
A-dos-Francos empata em Santarém
No passado domingo, a equipa feminina sub 15 do Grupo Desportivo e Cultural de A-dos-Francos deslocou-se a Santarém, a fim de jogar com a Académica de Santarém, tendo o encontro da 5ª jornada do campeonato interdistrital das associações de Leiria, Santarém e Portalegre acabado com um empate a uma bola.
Sofre queimaduras em incêndio
Um jovem de 25 anos sofreu queimaduras na sequência de um incêndio numa habitação na Rua Sebastião de Lima, nas Caldas da Rainha, no passado domingo, tendo o alerta sido dado pelas 07h58.
Ciclista ferido
Um carro embateu numa bicicleta na Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, nas Caldas da Rainha, na manhã da passada segunda-feira, cerca do meio-dia, provocando um ferido ligeiro.
0 Comentários