Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 20° C

Idosos experimentam consola de jogos e fazem exercício físico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Duas centenas e meia de idosos do concelho de Óbidos estão a ter a possibilidade de usarem uma consola de jogos para se divertirem e ao mesmo tempo fazerem exercício físico. Desportos como bowling, ténis, boxe ou golfe podem ser praticados de forma virtual, levando os idosos a executarem os movimentos como se estivessem a […]
Idosos experimentam consola de jogos e fazem exercício físico

Duas centenas e meia de idosos do concelho de Óbidos estão a ter a possibilidade de usarem uma consola de jogos para se divertirem e ao mesmo tempo fazerem exercício físico. Desportos como bowling, ténis, boxe ou golfe podem ser praticados de forma virtual, levando os idosos a executarem os movimentos como se estivessem a jogar na realidade. Foi essa a ideia que levou a autarquia local a utilizar a Wii Fit, da Nintendo, nos doze centros de dia e de convívio. “O uso desta tecnologia mantém os idosos activos e também tem sido um instrumento bastante utilizado por técnicos da área da fisioterapia. Os jogos podem melhorar o equilíbrio das pessoas com mais idade e ajudá-las a evitar quedas”, descreve Lara Dias, gestora do Programa Melhor Idade – Rede Municipal de Centros de Dia e de Convívio. A gestora sublinha que “os videojogos contribuem para melhorar o humor e a saúde mental nas pessoas mais velhas e para o reforço da sua auto-estima”. “Estamos sempre à procura de actividades que possam satisfazer o interesse dos idosos”, refere, apontando que a aproximação às novas tecnologias começou com os cursos de computador no Espaço Internet. No Centro de Convívio do Bairro da Senhora da Luz, Maria da Conceição, de 63 anos, experimentou um desafio de boxe. Tendo ao seu lado os netos Rui, de 11 anos, e Daniel, de 6 anos, mostrou-se entusiasmada. “É uma actividade gira e que me obriga a movimento físico. Vejo os meus netos a jogarem em casa e agora sou capaz de me juntar a eles. Descontrai, brinca-se e é uma maneira de distrair”, manifestou. Francisco Santos, de 71 anos, afirmou ser “uma brincadeira que faz a malta rir e passarmos por cima do stress”. Odete Serieiro, de 74 anos, disse ter gostado do jogo de ténis, embora tenha confessado que “não percebi muito bem”. “Quem diria que um dia iríamos jogar isto”, exclamou Gracinda Carolina, de 77 anos, que jogou ténis acompanhada do seu neto Rafael, de 9 anos. A jovem voluntária Catarina Tomás, de 14 anos, ajudou os idosos a jogarem. “De início não é fácil, mas depois ficam entusiasmados”, relata. Envolvência O conceito da consola permite que os restantes familiares possam conviver com os idosos em jogos em que todos podem estar envolvidos, combatendo-se a solidão. 150 euros O Programa Melhor Idade adquiriu por 150 euros a consola, que vai percorrer os doze centros de convívio e de dia, levando os seniores a interagirem entre si e a socializarem. Jovens ajudam Jovens voluntários, abrangidos pelo Programa Municipal de Incentivos à Juventude, disponibilizaram-se para ajudar os idosos a utilizarem a consola, que tem mais de 80 mini-jogos. Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (foto)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Detido por tentar matar com caçadeira

A Polícia Judiciária deteve no passado dia 14, nas Caldas da Rainha, um homem de 27 anos, “fortemente indiciado pelos crimes de homicídio na forma tentada, posse de arma proibida e dano”.

cacadeira

Peça coreográfica de dança no CCC

“De onde vim? Para onde vou?”, é como se designa a peça coreográfica para o público infantojuvenil que decorreu no passado dia 9 no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha (CCC).

Escola Danca 1