Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
15° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C

Roubaram dois sinos de bronze da igreja da Serra do Bouro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A população da freguesia da Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, está indignada com o roubo de dois sinos em bronze da igreja da paróquia. Os larápios terão utilizado um veículo empilhador com sistema elevatório para retirar os sinos, avaliados em 13 mil euros, que estavam na torre, a cinco metros do solo. O […]
Roubaram dois sinos de bronze da igreja da Serra do Bouro

A população da freguesia da Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, está indignada com o roubo de dois sinos em bronze da igreja da paróquia. Os larápios terão utilizado um veículo empilhador com sistema elevatório para retirar os sinos, avaliados em 13 mil euros, que estavam na torre, a cinco metros do solo. O assalto aconteceu na madrugada de sábado. Quando um dos responsáveis da comissão da igreja chegou de manhã para substituir lâmpadas que estavam fundidas, reparou na falta de dois dos três sinos que estavam na torre e que são usados aos domingos para o chamamento da missa ou quando morre alguém. Os larápios subiram ao telhado e chegaram à torre. Não chegaram a entrar na igreja, que tem alarme. No solo, segundo as marcas deixadas na calçada, que abateu com o peso sobre as sapatas, teriam um veículo com sistema elevatório para fazer baixar os sinos, que roçaram na parede, deixando marcas. Um dos sinos, oferta de um benemérito em 1929 e que tinha sido restaurado há três anos, pesava 180 quilos e o outro, comprado há dez anos, 120 quilos. Desapertaram os parafusos com chaves que antes tinham roubado de uma arrecadação agrícola num terreno próximo, onde entraram após partirem o telhado. Um terceiro sino, também datado de 1929, com cem quilos, não foi levado, ao que se supõe pela impossibilidade de posicionar o sistema elevatório devido à existência de uma escada. Para a população é “um choque bastante grande, não é só o valor pecuniário mas o valor sentimental dos sinos”, manifestou Álvaro Baltazar, presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro. “Houve pessoas que quando souberam ficaram quase em pânico. É algo que temos como nosso e por isso é de lamentar”, afirmou Francisco Rodrigues, catequista. “Para além do valor, é a falta de respeito”, lamentou Simão Pedro, membro da comissão da igreja, que costuma tocar os sinos. “Estamos muito indignados”, acrescentou. “Vamos esperar um milagre para ver se aparecem ou se são localizados. Também temos receio de que se colocarmos novos agora venham a ser roubados”, revelou o presidente da Junta. O assalto foi comunicado à GNR. Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (fotos)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11