Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
20° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
21° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C

Gaeiras foi palco do Barómetro – Festival de Intervenção Cultural e Artística

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Barómetro - Festival de Intervenção Cultural e Artística decorreu no Convento de São Miguel, em Gaeiras, nos dias 12, 17, 18 e 19 de maio, com várias iniciativas, entre as quais três espetáculos, uma performance, um workshop e uma conversa, num evento criado pelo Teatro da Pessoa, em parceria com o Município de Óbidos e a Junta de Freguesia de Gaeiras.
Espetáculo “Capuchinho, Branca e o Lobo, uma aventura em banho de sangue – Lisa C.B. Lie”

O Barómetro – Festival de Intervenção Cultural e Artística decorreu no Convento de São Miguel, em Gaeiras, nos dias 12, 17, 18 e 19 de maio, com várias iniciativas, entre as quais três espetáculos, uma performance, um workshop e uma conversa, num evento criado pelo Teatro da Pessoa, em parceria com o Município de Óbidos e a Junta de Freguesia de Gaeiras.

Realizaram-se espetáculos com alunos da licenciatura de teatro da ESAD.CR, como “O Atelier”, com encenação de Carolina Bonixe e Luana Gonçalves, “Capuchinho, Branca e o Lobo, uma aventura em banho de sangue – Lisa C.B. Lie”, de Luana Fernandes, e “O homem da blusa laranja e a mulher da peruca azul”, de Carolina Bonixe, e a performance “Almost Human: Warning”, de Bárbara Inês e Luana Fernandes.

O Teatro da Pessoa dinamizou o workshop intergeracional “Teatro – Criação coletiva” e a conversa “Democracia cultural – Participar, colaborar, cocriar” deu início ao evento, com Elisabete Paiva, diretora artística da Materiais Diversos, Hugo Cruz, programador cultural e diretor artístico do Desejar – Movimento de Artes e Lugares Comuns, Lara Seixo Rodrigues, fundadora e diretora da plataforma de intervenção artística Mistaker Maker, Marta Silva, diretora artística e executiva da Cooperativa Cultural e de Responsabilidade Social Largo Residências, Miguel Atalaia, diretor artístico do Festival Bons Sons, e Susana Gomes da Silva, coordenadora de educação do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Através de um diálogo informal refletiu-se sobre um modelo de participação coletiva por parte da comunidade na cultura e arte.

Tânia Leonardo, em representação do Teatro da Pessoa, serviu como mediadora da conversa. Os vários convidados apresentaram os seus projetos e abriram espaço para diálogo e perguntas por parte do público.

Elisabete Paiva foi uma convidada que esteve presente através de um contributo audiovisual, o qual denominou “A democracia cultural, participar para quê e porquê?”.

Hugo Cruz apontou a arte como uma área fundamental e estruturante da nossa vida e que enquanto cidadãos podemos estar envolvidos na criação de um objeto artístico ou podemos simplesmente ir a um espetáculo, alertando para a arte que está presente no quotidiano.

Lara Seixo Rodrigues manifestou a vontade de criar produtos artísticos que acrescentem valor a uma comunidade, enquanto Marta Silva falou da criação de um sentimento de comunidade em territórios para que estes possam ser valorizados.

Miguel Atalaia abordou um festival que transporta 700 pessoas todos os anos para o interior do país e Susana Gomes da Silva deu a conhecer um projeto de curadoria participativa que reúne pessoas de muitas faixas etárias que mergulham numa exposição de artes modernas e partilham a sua visão pessoal sobre as obras.

Foi apresentada a proposta de convocação à comunidade para uma participação na co-criação da próxima edição do festival, através de encontros mensais propostos pelos mediadores que permitirão estabelecer as linhas e orientações da III edição do Barómetro em 2025.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Cycling Team com azar no Grande Prémio JN

A participação da Óbidos Cycling Team na 33ª edição do Grande Prémio JN ficou marcada por um conjunto de azares, entre furos, avarias e quedas, que acabaram por prejudicar a prestação dos jovens ciclistas naquela que é uma das mais importantes provas nacionais de Sub-23. No entanto, o comportamento de João Silva, que foi 4º classificado na 2ª etapa e chegou a liderar a Geral da Juventude, permitiu ao atleta ser selecionado para o Europeu na Bélgica, que decorre na região de Limburgo (Flandres), no dia 13 de setembro.

Cycling

Unique Coffee, café de especialidade amigo dos animais

Priscila Moraes abriu um café de especialidade onde os animais são bem-vindos. Localizado na Rua Vitorino Fróis 12A, nas Caldas da Rainha, tem ainda uma loja com acessórios e artigos de café e uma secção de pastelaria  para todos os gostos. 

cafe1

Roubo a idoso em Óbidos leva a sete detenções

Uma investigação relacionada com o roubo numa residência no Bairro Senhora da Luz, em Óbidos, no dia 2 de julho, onde um idoso foi agredido, levou o Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR até ao concelho de Coruche, acabando por no dia 3 de setembro deter cinco homens com idades entre os 17 e 43 anos e duas mulheres com 40 e 43 anos, por roubo, posse de arma proibida e tráfico de estupefacientes.

coruche