Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
15° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C

Associação de Mediadores do Oeste é constituída em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi constituída em Óbidos a interMEDIAR – Associação de Mediadores do Oeste, associação sem fins lucrativos que aposta, fundamentalmente na área da divulgação, formação e prática da mediação de conflitos, conciliação e negociação. Esta associação é constituída por um grupo de mediadores que pretende difundir a prática do recurso à Mediação na zona centro do […]
Associação de Mediadores do Oeste é constituída em Óbidos

Foi constituída em Óbidos a interMEDIAR – Associação de Mediadores do Oeste, associação sem fins lucrativos que aposta, fundamentalmente na área da divulgação, formação e prática da mediação de conflitos, conciliação e negociação. Esta associação é constituída por um grupo de mediadores que pretende difundir a prática do recurso à Mediação na zona centro do país. Nas grandes zonas urbanas (Lisboa e Porto) a Mediação de Conflitos é já um meio alternativo ao sistema tradicional de administração da justiça. A interMEDIAR funciona no âmbito da resolução alternativa de conflitos criado para funcionar em paralelo e com o sistema tradicional de administração de justiça – os Tribunais, e insere-se no processo de desjudicialização e desburocratização. É a primeira associação de mediadores de conflitos no distrito de Leiria e é constituída por elementos com formação superior na área das ciências humanas e formação específica em Mediação, Conciliação e Negociação de Conflitos. A Mediação é um meio alternativo de resolução de conflitos, alternativo ao Tribunal, onde as partes envolvidas são convidadas a, elas próprias, resolverem o conflito e encontrarem soluções para o problema que as opõe. Para tal, recorrem ao mediador de conflitos, terceiro neutro e imparcial que ajuda as partes a chegarem, elas próprias, a um acordo proveitoso para ambas as partes e por si composto. O mediador serve de facilitador da comunicação entre as partes. “Entendemos que não existem desentendimentos – existe uma enorme falta de comunicação entre as pessoas. O mediador não profere qualquer sentença, nem força a realização do acordo. O acordo obtido é, depois, formalizado por escrito, com a assinatura das partes (com ou sem testemunhas) e passa a valer como título executivo extra-judicial. Esta opção é barata, célere, eficaz, sigilosa e tem a vantagem de preservar as relações dos envolvidos para futuro”, refere a interMEDIAR. Qualquer pessoa, singular ou colectiva, pode contactar a interMEDIAR, que contactará a outra parte e procederá ao agendamento de uma sessão de mediação, com dia, hora e local. Nessa data os conflituantes serão colocados face a face perante um mediador. Se, nessa sessão, as partes não conseguirem chegar a um acordo satisfatório para ambas, será agendada mais uma sessão ou sessões – tantas quantas as necessárias para a resolução efectiva do conflito. Não é preciso ser sócio da associação para recorrer aos seus serviços. Para as empresas, municípios, outras associações e instituições, a interMEDIAR dispõe de protocolos que asseguram uma prestação permanente de serviços. A interMEDIAR tem, igualmente, um projecto social que não é menos importante. Visa associar-se a IPSS’s, participando em acções de voluntariado por forma a auxiliar todas as entidades que trabalham na área do apoio social e comunitário. A presidente da interMEDIAR é Ana Gonçalves e pode ser contactada pelo tlm. 936887913.   Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gaeiras foi palco do Barómetro – Festival de Intervenção Cultural e Artística

O Barómetro - Festival de Intervenção Cultural e Artística decorreu no Convento de São Miguel, em Gaeiras, nos dias 12, 17, 18 e 19 de maio, com várias iniciativas, entre as quais três espetáculos, uma performance, um workshop e uma conversa, num evento criado pelo Teatro da Pessoa, em parceria com o Município de Óbidos e a Junta de Freguesia de Gaeiras.

barometro

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1