Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C
16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 19° C

Ministério do Ambiente trava IC11 entre Peniche e Torres

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Ministério do Ambiente deu parecer desfavorável ao traçado do IC11, que iria ligar Torres Vedras a Peniche, por afectar “extensas áreas agrícolas” em solos valiosos onde se concentram várias explorações hortícolas, noticia a Lusa. A Declaração de Impacte Ambiental (DIA), emitida a 21 de Janeiro, refere que, apesar de a melhoria das acessibilidades ser […]

O Ministério do Ambiente deu parecer desfavorável ao traçado do IC11, que iria ligar Torres Vedras a Peniche, por afectar “extensas áreas agrícolas” em solos valiosos onde se concentram várias explorações hortícolas, noticia a Lusa. A Declaração de Impacte Ambiental (DIA), emitida a 21 de Janeiro, refere que, apesar de a melhoria das acessibilidades ser uma das justificações para avançar com a nova ligação, “estas são já asseguradas pelo IP6, em Peniche, pelo IC1 (A8) em Torres Vedras”, enquanto a Lourinhã fica apenas a 15 quilómetros da A8. Da avaliação do projecto do IC11, que se desenvolve “numa região com uma fortíssima componente agrícola com a presença de extensas áreas de pomares, bem como vinhas e produtos hortícolas”, resultou que qualquer das soluções propostas afectaria áreas agrícolas (cerca de 100 hectares) e extensas áreas de solos classificados como RAN (Reserva Agrícolas Nacional). Nesta zona concentra-se “um elevado número de operadores hortícolas”, o que evidencia a importância económica desta actividade a nível regional, nacional e internacional. O documento salienta que “as hortícolas de ar livre são consideradas produtos estratégicos nos concelhos da Lourinhã e Peniche” e que a área merece também ser preservada por integrar a Região Demarcada das Aguardentes Vínicas da Lourinhã e a área geográfica correspondente à DOC deste concelho. Outras preocupações são os impactes cumulativos resultantes da multiplicação de infra-estruturas rodoviárias e os impactes indirectos devido “ao efeito barreira e às parcelas sobrantes que a passagem da via produzirá e que comprometem a viabilidade das explorações agrícolas”. O lanço do IC11, com uma extensão de 26 quilómetros, tem início no nó de Atouguia da Baleia (IP6) e termina no nó do Ameal (A8), apresentando-se como uma alternativa às EN 247 e EN 8-2 nos concelhos de Peniche, Lourinhã e Torres Vedras. No mesmo projecto foi também considerada a ligação à zona industrial de Palhagueiras, com seis quilómetros, que obteve uma DIA favorável, mas condicionada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Seis homens e uma mulher detidos pela PSP no espaço de um dia

No espaço de um dia, a PSP das Caldas da Rainha deteve seis homens e uma mulher, com idades entre 24 e 63 anos, por vários motivos, relacionados com tráfico de droga ou ofensas à integridade física ou mesmo posse de arma proibida.

detidos

Encontro para fazer negócios em Marrocos

O CCC-Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha recebe nos dias 27 a 29 de maio uma missão de empresas dos setores da construção, cerâmica, vidro, mobiliário, têxtil-lar, decoração, iluminação e cutelaria para mercados externos de elevado potencial, como é o caso de Marrocos.