Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Cavaco Silva recebeu medalha de honra das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Presidente da República recebeu das mãos do presidente da Câmara a medalha de honra do município das Caldas da Rainha. Fernando Costa lembrou que foi no tempo em que Cavaco Silva era Primeiro-Ministro que foi tomada a decisão em criar a Escola Superior de Arte e Design (ESAD) e também a construção da auto-estrada […]
Cavaco Silva recebeu medalha de honra das Caldas

O Presidente da República recebeu das mãos do presidente da Câmara a medalha de honra do município das Caldas da Rainha. Fernando Costa lembrou que foi no tempo em que Cavaco Silva era Primeiro-Ministro que foi tomada a decisão em criar a Escola Superior de Arte e Design (ESAD) e também a construção da auto-estrada do Oeste. O autarca destacou que a ESAD tem revelado novos talentos, alguns deles de âmbito internacional. “Caldas tem, desde há muito, uma forte tradição cultural que temos obrigação de preservar”, afirmou o presidente da Câmara, que se mostrou agradecido a Cavaco Silva por estar presente na inauguração do CCC, que no seu entender vem colmatar o vazio de um espaço totalmente dedicado à cultura no concelho de Caldas da Rainha. Segundo, Fernando Costa, com o derrubar da Casa da Cultura e demolição do Teatro Pinheiro Chagas, era necessário um novo espaço como este que tem capacidade para “todo o tipo de espectáculos”. Já o Presidente da República destacou que a Cultura é uma fonte de criação de riqueza. “Devemos continuar a incentivar e a estimular a criação artística, e a promover a educação para a cultura, porque dessa forma também contribuímos para criação de mais empregos e para a qualidade de vida dos portugueses”, defendeu. Na sua opinião, o CCC é de “excelente qualidade e será um ponto de encontro de ideias e culturas, que atrairá certamente ainda mais pessoas às Caldas da Rainha”. Cavaco Silva confessou que, enquanto cidadão, visitou muitas vezes Caldas da Rainha, “atraído por esta hospitalidade que a cidade e as suas gentes sempre demonstraram”. A obra foi lançada em 2006 e obteve comparticipação em 40 por cento de fundos comunitários, 15 por cento através de contrato-programa com o governo e os restantes 45 por cento ficaram a cargo do município. O autarca anunciou ainda que a obra, está totalmente paga e a Câmara Municipal nem sequer necessitou de utilizar um empréstimo bancário de 500 mil euros que tinha sido contraído para o efeito. Fernando Costa também apelou a todos que criticaram a obra que “não tenham vergonha e venham a este espaço de cultura que está aberto a todos”. Depois da cerimónia oficial de inauguração, o Presidente da República e os restantes convidados, assistiram a um concerto com António Pinho Vargas e José Nogueira. Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.