Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Pescador descobre âncora antiga em São Martinho do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
João Caçoila, de 49 anos, pescador em São Martinho do Porto, estava longe de imaginar que as suas artes de pesca tinham ficado presas por causa de uma âncora com mais de dois metros de altura. O achado arqueológico marítimo, que se supõe ter mais de cem anos, foi encontrado a 25 metros de profundidade, […]
Pescador descobre âncora antiga em São Martinho do Porto

João Caçoila, de 49 anos, pescador em São Martinho do Porto, estava longe de imaginar que as suas artes de pesca tinham ficado presas por causa de uma âncora com mais de dois metros de altura. O achado arqueológico marítimo, que se supõe ter mais de cem anos, foi encontrado a 25 metros de profundidade, ao largo do Facho de São Martinho do Porto. Depois de ter deixado os covos na água, e passada a tempestade, João Caçoila decidiu levar as artes, mas por diversas vezes tentou e não conseguiu, pensando que as armadilhas tivessem ficado presas nas pedras do fundo do mar. Pediu ajuda a um colega que tem uma embarcação equipada com um guincho de grandes dimensões e qual não foi o seu espanto quando constatou que agarrada às artes de pesca vinha também uma âncora com mais de dois metros e cerca de duzentos quilos. “A âncora é tão pesada e grande que nem a embarcação do meu colega conseguiu içá-la para fora de água”. Foi, por isso, “arrastada até ao cais de São Martinho”, onde ficou. Seria depois puxada para terra com a ajuda de um guindaste do Clube Náutico. João Caçoila comunicou de imediato à Polícia Marítima que havia encontrado uma âncora centenária. Dado o seu aspecto oxidado e corroído, o ferro, que se supõe ser do tipo “almirantado”, poderá ter pertencido a uma embarcação de grandes dimensões que antigamente fundeava ao largo da Baía. O comandante Pais Neto, da Capitania do Porto da Nazaré, informou o Museu da Marinha. O pescador defende que a âncora “devia ficar exposta numa rotunda à entrada de São Martinho do Porto. Esta vila também já foi uma terra de pescadores, porque os da Nazaré antes de terem o porto de abrigo, tinham aqui os seus barcos. Era uma boa homenagem ter esta peça aqui”. O Museu da Marinha concluiu que possui exemplares idênticos em melhor estado de conservação, pelo que a âncora deverá ficar em São Martinho. Para já é motivo de romaria por parte de outros colegas de faina. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas