Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 26° C
15° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 27° C
16° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 31° C

50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Caldas da Rainha realiza diversas iniciativas em todo o concelho, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, destacando-se a programação cultural agendada até ao dia 27 de abril.
Capitão Fausto atua no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha

O Município de Caldas da Rainha realiza diversas iniciativas em todo o concelho, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, destacando-se a programação cultural agendada até ao dia 27 de abril.

No concelho das Caldas da Rainha, nesta quarta-feira, dia 24 de abril, pelas 19h00 haverá música, exposição, literatura e artes no Solar de Santa Catarina e Jardim da Vila, numa organização da Junta de Freguesia de Santa Catarina,

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro e a Comissão de Pais da Escola Básica de Santa Catarina organiza o evento “Pela Liberdade”, pelas 21h00, no centro da vila de Santa Catarina. A iniciativa insere-se  no  Projeto Cultural de Escola – Rasgos de Emoção, uma parceria entre o Plano Nacional das Artes e a Rede de Bibliotecas Escolares.

A conferência “25 de Abril de 1974 – 50 anos de liberdade” realiza-se pelas 21h30 no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos, numa organização do Conselho da Cidade. Participam Vitor Marques, presidente da Câmara, Amílcar Coelho, membro da coluna militar de Salgueiro Maia, e Isabel Xavier, historiadora.

À mesma hora, na Universidade Sénior Rainha D. Leonor, há um concerto do Orfeão Caldense e dos Amigos da Universidade Sénior. A iniciativa é organizada pelo Orfeão e pela União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

Igualmente na mesma altura haverá um café concerto na Associação Desportiva e Recreativa do Reguengo da Parada, com João Frazão e Paulo Seixas, numa organização da coletividade, do Município e da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto.

O feriado começa com o hastear da bandeira na sede da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto, às 09h00. O mesmo acontecerá às 10h00 na sede da União das Freguesias das Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro, às 10h30 na sede da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e às 11h00 na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, onde haverá largada de pombos.

A sessão solene será na Praça 25 de Abril, iniciando-se às 11h15 com atuação do Conservatório das Caldas da Rainha. Às 11h30 haverá intervenções da Assembleia Municipal, da Câmara Municipal e dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal.

Pelas 12h30 será inaugurada a instalação “Cravos de Croché” e haverá a atuação da Tuna da Universidade Sénior Rainha D. Leonor.

O almoço comemorativo do 25 de abril e concerto Cantar Abril com Nelson Rodrigues e Luís “Picamilho” será na Associação Social e Cultural Paradense, pelas 13h00, numa organização da União de Freguesias Tornada e Salir do Porto.

O Coral das Caldas da Rainha atua no Museu José Malhoa pelas 16h00 e no Largo Rainha D. Leonor, pelas 17h00, será a vez da Banda Comércio e Indústria, numa organização da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

João Afonso, Luís Pastor e Uxia atuam no concerto 50 Anos do 25 de Abril, no Grande Auditório do Centro Cultural e Congressos, pelas 21h00, numa organização da Associação José Afonso – Núcleo das Caldas.

No 26 de abril, pelas 21h30, é a vez de Capitão Fausto, numa organização do Centro Cultural e de Congressos e Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

O dia 27 de abril terá folclore pelas ruas da cidade, entre as 10h30 e as 12h00, numa organização da Câmara Municipal das Caldas da Rainha com o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras da Fanadia”, Rancho Folclórico “Danças do Arnóia”, Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Oleiros” e o Rancho Folclórico Esperança na Juventude do Nadadouro.

Um concerto do Coral das Caldas da Rainha e da Escola de Acordeão de José Cláudio está marcado para as 21h00 na Associação do Grupo Desportivo de Santa Susana – Landal, organizado pela Junta de Freguesia de Landal.

A iniciativa “Cantar Abril” contará com Paulo Seixas no Centro Recreativo e Cultural de Salir do Porto, pelas 21h30, numa organização da União das Freguesias Tornada e Salir do Porto.

O Teatro Pós-Abril: Em Directo do PREC — colóquio com Fernando Mora Ramos, José Carlos Faria, José Peixoto e Luís Varela + Reality Show, de Alberto Pimenta, é a proposta para o dia 27 de abril, às 15h00, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha.

À conversa alguns dos implicados do fazer teatro em plena Reforma Agrária segue-se uma leitura encenada de Reality Show, poema de Alberto Pimenta, originalmente publicado em 2011. O reality show, neste caso, é um “teatro da guerra”, alegoria sobre os destinos de uma humanidade em queda. Em cena, Fernando Mora Ramos, José Carlos Faria, Fábio Costa, Nuno Machado (bateria) e Tiago Moreira (guitarra e corneta), conduzir-nos-ão de um prólogo no céu a um ato na terra.

No dia 28, pelas 21h00, no Largo Rainha D. Leonor, haverá teatro comunitário “O negro, o branco e o vermelho de abril”: criação e encenação de Aníbal Rocha. É uma organização do Agrupamento de Escolas Raul Proença, em parceria com a Infancoop e a Escola de Sargentos do Exército.

Em Óbidos

Na freguesia de Amoreira, no dia 25, o programa conta com concentração de motards (10h00), caminhada pela liberdade (10h00), almoço convívio para a população (13h00), exposição de fotografias e animação musical com Cantabril na Praça Dr. Azeredo Perdigão.

A freguesia de Gaeiras realiza no dia 24, pelas 15h00, a iniciativa Cantar Abril e Recordar Vivências no Centro de Convívio de Gaeiras, e às 21h30 há caminhada de 10km e corrida de 15km, com encontro no Largo de São Marcos.

No dia 25, pelas 09h00, será hasteada a bandeira, com hino nacional interpretado pela Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense, no Largo de São Marcos, seguido de arruada pela freguesia. Pelas 11h00 irá decorrer uma cerimónia de homenagem a José António Pereira Junior, havendo depois romagem ao cemitério em memória dos autarcas falecidos. Pelas 12h00 será inaugurado o monumento “50 anos de liberdade, 50 anos de democracia”, na Rua 25 de Abril, no Antigo Quiosque do Sapateiro.

Pelas 13h00 terá lugar um convívio popular, com almoço (porco no espeto). Inscrições a dez euros na Junta de Freguesia.

Também a freguesia de A-dos-Negros assinala o 25 de Abril. Exposições, caminhadas, música, poesia, dança e convívio popular, entre outras ações, fazem parte do programa a decorrer nos dias 24 e 25, sendo que a exposição “Zeca Afonso nas Caldas da Rainha” (patente até 28 de abril) e mostra de trabalhos de alunos do Centro de Educação do Alvito, “Abril histórias mil” (na antiga escola primária de A-dos-Negros) foram inauguradas a 13.

No dia 24, pelas 18h00, realiza-se a “Caminhada pela liberdade”, com amigo especial ao longo de cinco quilómetros, com concentração no Largo do Coreto, culminando com poesia e lanche. A participação é gratuita. A iniciativa “Amigo Especial” é um projeto de promoção da saúde física, mental e social que se desenvolve em parceria entre o Município de Óbidos e o projeto “Familiarmente” da Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Oeste.

No dia 25, pelas 09h00, será o hastear das bandeiras e ginja de honra, no edifício da junta de freguesia. Pelas 15h00 haverá tarde de variedades “Música, poesia e dança”, no salão do Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros, e pelas 18h00 lanche popular.

Para assinalar o Dia da Liberdade de Imprensa, celebrado mundialmente no dia 3 de maio, está programada uma Rota Literária pela vila de Óbidos, intitulada “O Movimento dos Capitães de Abril”, agendada para o dia 10 de maio. A atividade terá início às 15h30 e é destinada a adultos interessados em turismo literário, bem como às escolas do concelho de Óbidos e Caldas da Rainha. Além disso, haverá uma participação especial dos alunos do 10º ano, com coordenação da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e Escola Técnica Empresarial do Oeste.

No Bombarral

É sob o lema “Marcos da Liberdade: Celebrando Meio Século de Democracia”, que o Município do Bombarral assinala, ao longo deste mês, os 50 anos do 25 de abril.

Do programa constam duas tertúlias: a primeira, no dia 24 de abril, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, subordinada à temática “Mulheres e o 25 de abril”, que irá explorar o papel crucial das mulheres na luta pela liberdade, tendo como oradoras convidadas Isabel do Carmo e Carolina Perdigão.

A segunda, no dia 26, alusiva ao “Movimento Estudantil”. Direcionada para os alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, irá destacar o papel dos jovens na mobilização social e na busca por mudanças políticas que levaram à Revolução dos Cravos.

Destaque, também, no dia 25, para o hastear das bandeiras na sede da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo às 09h30 e no edifício dos Paços do Concelho às 10h15, bem como para a Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que será transmitida, em direto, no Facebook do Município, a partir das 10h30.

O Dia da Liberdade ficará ainda marcado pela inauguração do Memorial aos Presos Políticos Bombarralenses, no Largo 25 de Abril, pelas 09h45.

Uma das peças centrais das comemorações é a exposição “Joshua Benoliel: Repórter Parlamentar”. Patente no Palácio Gorjão, até 30 de abril, a mostra apresenta trabalhos daquele que é considerado por muitos “o pai do fotojornalismo português”.

Um almoço aberto à comunidade na Mata Municipal, a partir das 13h00, e uma tarde de atividades lúdico-educativas, no mesmo local, a partir das 15h00, são outras atividades.

O programa conta ainda com um momento de música de intervenção, relembrando algumas das canções que se tornaram hinos da resistência e da liberdade durante esse período, no dia 24, pelas 23h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com Casimiro Covers, seguindo-se pela meia-noite, na Praça do Município, uma salva de morteiros e lançamento de fogo de artifício.

Em Peniche

A grande ação de comemoração em Peniche é no dia 27, com a inauguração do Museu Nacional da Resistência e Liberdade, pelas 15h00. Meia hora antes está previsto um desfile popular, com concentração junto ao quartel dos bombeiros. Pelas 22h00 haverá um concerto com A Garota Não, no Campo da República.

Entre 13 de abril e 30 de junho tem lugar a exposição coletiva “Liberdade”, no Museu da Renda de Bilros de Peniche.

Entre 20 de abril e 19 de maio realiza-se uma exposição fotográfica sobre o 25 de abril na Praça Jacob Rodrigues Pereira.

Nesta quarta-feira, 24 de abril, pelas 22h00, haverá um concerto com as bandas locais Gravity Beats e 100Regras, no Campo da República, sendo lançado fogo de artifício à meia-noite, a partir da Fortaleza.

No dia 25, será realizado o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, pelas 09h00, com a presença da Banda Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902, de Atouguia da Baleia.

Será feita uma arruada entre o Largo do Município e a Avenida 25 de Abril com a Banda Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902 e a Banda Filarmónica “A Serrana”.

Haverá deposição de uma coroa de flores no monumento ao 25 de Abril, pelas 10h00, e sessão solene da Assembleia Municipal às 10h30, no auditório municipal, com a colaboração de elementos da Assembleia Municipal Jovem e momento musical a cargo de Diogo Mendes e Beatriz Villar (Fado de Coimbra).

Pelas 15h00, no Campo da República, tem lugar um concerto com o Coral Stella Maris de Peniche, Grupo Coral Alentejano da Sociedade Filarmónica de Apoio Social e Recreio Artístico da Amadora, Fio à Meada, Diogo Mendes e Beatriz Villar.

No dia 26, pelas 22h00, atuam no Campo da República a Banda Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902 e a Banda Filarmónica “A Serrana”.

No dia 28, às 15h00, há folclore no Campo da República, com a participação do Rancho Folclórico “Camponeses da Beira Mar”, Rancho Folclórico “D. Pedro I” e Rancho Folclórico de Geraldes, antecedido de desfile etnográfico.

No dia 1 de maio, pelas 15h00, na Praça Jacob Rodrigues Pereira, realiza-se um concerto do carrilhão itinerante LVSITANVS, numa “Homenagem a Zeca Afonso e Cantores de Abril”, com a participação do Coro Municipal da Lourinhã.

Em Ferrel, a junta de freguesia realiza no dia 25, às 10h00, o içar da bandeira, na sede da junta.

Pelas 10h30, no mesmo local, será inaugurada a exposição “Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura”, de Adriano Constantino.

Pelas 12h30, na Rua 25 de Abril, haverá música, mesas, fogareiro e atuação do grupo “Fados e Cantigas”. O almoço é da responsabilidade de cada participante.

Pelas 21h30, na sede do Jardim Infantil, será feito o lançamento do livro infantil “Andorinha, uma Lagartinha”, de Sara Pinto. Haverá uma conversa sobre “Livros, educação e a literatura: a importância da literacia na educação infantil”, com participação de Ana Nunes, educadora de infância, e Miguel Carvalho, psicólogo e psicoterapeuta.

Na Serra d’El Rei, o espetáculo “Amália Fado & Saudade”, nesta quarta-feira, 24 de abril, pelas 21h30, é promovido pela Junta de Freguesia na associação “A Serrana”, com entradas livres. Com Jorge Baptista de Silva e Raquel Caneca, conta com um momento especial de homenagem à revolução.

No dia 25, pelas 09h00, será o hastear da bandeira, no Fórum da Serra. Pelas 09h30 inicia-se um torneio de futebol traquinas B, no campo de futebol da Serrana. Pelas 10h00 realiza-se a caminhada da liberdade, com partida junto ao Fórum da Serra. Às 13h00 haverá churrasco convívio no parque urbano. Às 15h30, no Fórum da Serra, será inaugurado um painel alusivo aos 50 anos da liberdade e atuará a banda filarmónica “A Serrana”.

Em Atouguia da Baleia, pelas 10h30, será o hastear das bandeiras, no Largo de Nossa Senhora da Conceição, com a banda da Sociedade Filarmónica.

No dia 26, pelas 21h30, haverá a tertúlia “O meu 25 de Abril”, no Espaço Sénior São Leonardo.

No dia 27, pelas 21h30, decorre um concerto comemorativo com Cantar d’Amigos, na Sociedade Filarmónica. Este grupo nasceu na freguesia há quase 41 anos, no seio de um grupo de professores do ensino primário a lecionar no concelho de Peniche. Muitos professores passaram pelo grupo. Da formação inicial restam ainda quatro elementos fundadores: dois casais. No concerto serão interpretadas canções de autores que estiveram ligados à defesa e luta pela liberdade e democracia.

No dia 30, pelas 21h30, no Largo Nossa Senhora da Conceição, realiza-se um concerto do carrilhão itinerante LVSITANVS, numa “Homenagem a Zeca Afonso e Cantores de Abril”.

No Cadaval

O Cadaval celebra o 50.º aniversário da “Revolução dos Cravos” com um leque de atividades ao longo do ano, sendo o dia 25 de abril o apogeu desta comemoração.

O dia iniciará com a cerimónia de hastear da bandeira no espaço exterior do antigo edifício do Paços do Concelho do Cadaval, atual sede da União de Freguesias de Cadaval e Pero Moniz, um momento que terá início pelas 9h30 e que será acompanhado pela musicalidade da Banda da Associação Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro de 1882 de Pragança. Pelas 10h15, no mesmo local, decorrerá a Sessão Solene do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974.

Pelas 11h00, será a vez dos mais novos entrarem em ação com o cumprimento de uma tradição do 25 de Abril no Cadaval – o Atletismo Infantil. Estas provas de velocidade, que decorrerão no Parque de Lazer da Vila, são destinadas à participação de crianças nascidas entre 2014 e 2017.

Pelas 12h00, no Jardim dos Combatentes do Cadaval (em frente ao quartel da GNR), será prestada uma homenagem aos combatentes do concelho falecidos com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento em sua honra.

A manhã encerrará com o “Almoço da Liberdade”, pelas 13h00, no Parque de Lazer da Vila. Inscrições nas juntas de freguesia ou nos Paços do Concelho do Cadaval.

As comemorações da tarde vão arrancar junto ao Centro de Saúde do Cadaval onde, pelas 16h00, será inaugurada a Rua Júlio de Melo Fogaça. Às 16h30, no mesmo local, realiza-se uma homenagem aos presos políticos do concelho do Cadaval.

Este dia de celebração terminará no Cine Auditório Valentina de Abreu, junto ao quartel do Bombeiros Voluntários do Cadaval, com a sessão de apresentação do livro “50 anos do Poder Local Democrático”, que terá início pelas 17h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Candidata da Iniciativa Liberal em piquenique no Parque D. Carlos I

Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, participou num piquenique no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, onde manifestou que o país “podia ter feito muito mais com os fundos europeus que recebeu”.

Iniciativa Liberal 1

Composição de dança ganhou o 1º prémio do “Toma Lá Talento”

Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso "Toma Lá Talento” com uma composição de dança.
O 2º lugar foi para Martim Marques, da Escola Secundária Rafael Bordalo, no domínio da guitarra.
A 3ª classificação foi para a dupla Marie e Anne, também da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com cântico e guitarra.

talento 1