Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Bombarral assinala 50 anos do 25 de abril com programa diversificado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
É sob o lema "Marcos da Liberdade: Celebrando Meio Século de Democracia", que o Município do Bombarral assinala, ao longo deste mês, os 50 anos do 25 de abril. Com uma programação diversificada idealizada para vários tipos de público, pretende honrar o principal acontecimento histórico que levou Portugal rumo à liberdade e à democracia.
Algumas iniciativas vão ter lugar nos Paços do Concelho

É sob o lema “Marcos da Liberdade: Celebrando Meio Século de Democracia”, que o Município do Bombarral assinala, ao longo deste mês, os 50 anos do 25 de abril. Com uma programação diversificada idealizada para vários tipos de público, pretende honrar o principal acontecimento histórico que levou Portugal rumo à liberdade e à democracia.

Do programa constam duas tertúlias: a primeira, no dia 24 de abril, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, subordinada à temática “Mulheres e o 25 de abril”, que irá explorar o papel crucial das mulheres na luta pela liberdade, tendo como oradoras convidadas Isabel do Carmo e Carolina Perdigão.

A segunda, no dia 26, alusiva ao “Movimento Estudantil”. Direcionada para os alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, irá destacar o papel dos jovens na mobilização social e na busca por mudanças políticas que levaram à Revolução dos Cravos.

Destaque, também, no dia 25, para o hastear das bandeiras na sede da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo às 09h30 e no edifício dos Paços do Concelho às 10h15, bem como para a Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que será transmitida, em direto, no Facebook do Município, a partir das 10h30.

O Dia da Liberdade ficará ainda marcado pela inauguração do Memorial aos Presos Políticos Bombarralenses, no Largo 25 de Abril, pelas 09h45.

Uma das peças centrais das comemorações é a exposição “Joshua Benoliel: Repórter Parlamentar”. Patente no Palácio Gorjão, até 30 de abril, a mostra apresenta trabalhos daquele que é considerado por muitos “o pai do fotojornalismo português”.

Um almoço aberto à comunidade na Mata Municipal, a partir das 13h00, e uma tarde de atividades lúdico-educativas, no mesmo local, a partir das 15h00, são outras atividades.

O programa conta ainda com um momento de música de intervenção, relembrando algumas das canções que se tornaram hinos da resistência e da liberdade durante esse período, no dia 24, pelas 23h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com Casimiro Covers, seguindo-se pela meia-noite, na Praça do Município, uma salva de morteiros e lançamento de fogo de artifício.

O Município convida todos os cidadãos a participarem nas atividades e a refletirem sobre o legado do 25 de abril.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Praxe solidária celebra 25 de Abril

A Associação Académica das Caldas da Rainha optou por celebrar o 25 de Abril com um momento praxístico solidário. Juntou-se à Mães do Mundo e, mais especificamente, à organização não governamental Reino Mágico, pertencente à mesma, para enviar bonecas e dinheiro para crianças em comunidades desfavorecidas.

praxe1

Espetáculo da Escola Vocacional de Dança

“Composição” é o espetáculo que a Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha vai apresentar no dia 12 de maio, às 17h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

danca

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1