A escola sede do Agrupamento de São Martinho do Porto acolheu, no dia 21 de março, a exposição de trabalhos do projeto Origami, inserido nos Dias Abertos deste agrupamento.
Origami é uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça, através do Centro de Atendimento a Jovens. Começou a ser implementada, em 2015, na EB1 de Alfeizerão, por iniciativa do Município de Alcobaça e do Agrupamento de São Martinho do Porto. Neste momento, o projeto decorre no Centro Escolar de Alfeizerão, EB1 de São Martinho do Porto, Centro Escolar da Cela, EB1 do Vimeiro, EB1 de Pataias e no Centro Escolar da Benedita.
Três turmas que participam do projeto juntaram-se para assistirem à mostra dos trabalhos, realizados nas escolas da Cela, Alfeizerão e São Martinho do Porto.
Este projeto tem o objetivo de reforçar de informalmente os mecanismos de aproximação entre a escola e as famílias, focando-se essencialmente no desenvolvimento de competências emocionais e sociais, autonomia, criatividade, iniciativa, inovação e organização das crianças, contando com a participação direta dos pais.
Neste ano letivo, o projeto tem também a participação da Banda de Alcobaça, através de ações de dança. Esta arte performativa permite às crianças terem a oportunidade de interagir com a sua própria consciência, corpo e emoções, permitindo melhorar e aumentar a capacidade de exposição perante o outro.
“Ao longo destes anos, o projeto foi alargado a todos os agrupamentos do concelho, com resultados muito positivos. É cada vez mais importante encontrar soluções complementares à oferta educativa oficial, especialmente focadas nas competências emocionais e sociais. A aproximação das famílias à escola é um contributo do Município para a felicidade das suas gentes”, explica o presidente da Câmara de Alcobaça, Herminio Rodrigues.
0 Comentários