Integrado no seu programa cultural para o ano de 2024 que inclui percursos narrados, tertúlias culturais, apresentação de livros sobre cultura e história do Bombarral e recriações históricas, a Câmara Municipal do Bombarral levou a efeito no passado dia 16 mais um percurso narrado, desta feita na aldeia do Pó.
Partindo da capela de Santa Catarina o percurso seguiu até à Penha da Gralha, passando pelo local onde se localizou uma ermida do século XV igualmente dedicada àquela santa de Alexandria.
A esta santa egípcia do século IV atribui a devoção popular a realização de um milagre nas serranias em cujas encostas se aninha a aldeia do Pó.
Por aqui terá andado igualmente Caio Júlio César, o mais célebre ditador do Império Romano, a quem o povo associa a origem do nome Cezaredas, pois aqui pastavam os cavalos das suas tropas enquanto exerceu funções em 69 a.c. como Questor da Hispânia Ulterior (cobrador de impostos). Conta a lenda que por estas serranias terá o romano escondido um tesouro de ouro.
Estas são duas das vinte e uma lendas até ao momento recolhidas no território do Bombarral no âmbito de um projeto municipal de levantamento, registo e divulgação do património cultural imaterial deste concelho.
A próxima atividade terá lugar no dia 13 de abril com a realização da Rota do Azulejo.
0 Comentários