Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia encerrada ao longo da semana nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O mapa dos constrangimentos desta semana no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico no Hospital das Caldas da Rainha dá conta que desde o dia de natal até 30 de dezembro a Urgência de Ginecologia/Obstetrícia está encerrada. As utentes são desviadas para hospitais de Santarém, de Coimbra e de Lisboa.
As utentes são desviadas das Caldas para hospitais de Santarém, de Coimbra e de Lisboa

O mapa dos constrangimentos desta semana no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico no Hospital das Caldas da Rainha dá conta que desde o dia de natal até 30 de dezembro a Urgência de Ginecologia/Obstetrícia está encerrada. As utentes são desviadas para hospitais de Santarém, de Coimbra e de Lisboa.

Tinha sido publicada uma informação, no âmbito do programa “Nascer em Segurança no Serviço Nacional de Saúde-SNS”, que dava conta de que no dia 31 de dezembro os serviços de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Blocos de Partos estavam fechados, mas entre 1 e 10 de janeiro não sofreriam interrupção, só que o calendário da próxima semana apenas será divulgado pela direção executiva do SNS no sábado, pelo que nesta altura desconhece-se o que acontecerá, uma vez que as datas anteriormente divulgadas várias vezes não estão a coincidir com a realidade.

A Urgência de Pediatria é afetada no dia 30, depois de ter encerrado no dia 25, enquanto que a Urgência de Cirurgia esteve fechada no dia 24 e na noite de natal. Volta a encerrar no dia 30. A Urgência de Ortopedia encerrou na noite de consoada. Nestes casos os hospitais de referenciação de utentes são em Torres Vedras e Lisboa.

Igualmente pertencente ao Centro Hospitalar do Oeste, o hospital de Peniche não teve o Serviço de Urgência Básica aberto na noite de 24 e durante todo o dia 25 de dezembro. Os utentes foram referenciados para Caldas da Rainha e Torres Vedras.

Quanto a Torres Vedras, os constrangimentos esta semana são sobretudo ao nível da Pediatria, encerrada nos dias 24 e 25, e nas noites de 26 a 30 de dezembro. Caldas da Rainha e Lisboa eram as alternativas.

A Ortopedia não funcionou na noite de 24 de dezembro, sendo os doentes enviados para Lisboa, e a Medicina Interna não funcionou na noite de 26 e não estará aberta na noite de 28. As opções são entre Caldas da Rainha e Lisboa.

O diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, que assina este calendário de constrangimentos, refere que se atravessa “um período crítico”, que resulta de “diversas condicionantes”, tais como a “escassez de recursos humanos na área da saúde, experienciada a nível mundial, o recurso excessivo a cuidados de saúde em contexto de urgência hospitalar e a elevada dependência histórica do recurso a trabalho extraordinário, por parte dos profissionais de saúde, para assegurar o funcionamento dos diferentes pontos da rede de Serviços de Urgência”.

“A indisponibilidade manifestada por um número relevante de médicos para a realização de trabalho extraordinário, em função do elevado esforço a que têm estado sujeitos, coloca em causa o atual modelo de funcionamento dos Serviços de Urgência, tornando necessária uma reorganização da resposta, de forma a assegurar o acesso, defender a equidade, manter a segurança e promover a eficiência no contexto da prestação de cuidados urgentes e emergentes”, manifesta Fernando Araújo.

“Os doentes devem, sempre que possível, em caso de doença aguda, ligar previamente para o SNS24 (808 242 424) e cumprir com as orientações recebidas. Nas situações de urgência ou emergência deverão contactar o 112, que encaminhará a chamada para o INEM”, alerta.

Fernando Araújo sublinha que os Serviços de Urgência, “apesar das limitações identificadas, com o forte apoio do INEM, têm demonstrado capacidade de articulação e suporte, garantindo segurança e qualidade na prestação de cuidados de saúde”.

“Apesar da tendência positiva de resolução de constrangimentos de acesso a serviços de urgência, verificada ao longo das últimas semanas, o período que inclui o natal carateriza-se tradicionalmente por limitações adicionais, motivadas pela indisponibilidade dos profissionais (a que se associa este ano a questão da realização de horas extras para além das 150 horas anuais), quer especialmente pela ausência de compromisso e responsabilidade dos prestadores de serviço”, refere.

“Com o início do próximo ano e a renovação da disponibilidade dos profissionais para realização de trabalho suplementar, antevê-se uma normalização genérica do funcionamento dos serviços de urgência”, conclui.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta