Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Eduardo Malta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Escaparate Eduardo Augusto d’Oliveira Morais Melo Jorge Malta nasceu no Largo de São João, freguesia de São Martinho, Covilhã, no dia 28 de outubro de 1900, e é um dos nomes incontornáveis da cultura portuguesa. O seu pai (proprietário de uma floricultura) gostaria que o filho estudasse medicina, todavia, o vizinho, o célebre pintor António […]

Escaparate

Eduardo Augusto d’Oliveira Morais Melo Jorge Malta nasceu no Largo de São João, freguesia de São Martinho, Covilhã, no dia 28 de outubro de 1900, e é um dos nomes incontornáveis da cultura portuguesa.

O seu pai (proprietário de uma floricultura) gostaria que o filho estudasse medicina, todavia, o vizinho, o célebre pintor António Cândido da Cunha (1866-1926), percebendo o talento precoce do menino para a pintura – que desde os 4 anos de idade apresentava excecionais qualidades – convenceu-o a encaminhar a criança, com apenas 10 anos de idade, para a Escola de Belas-Artes do Porto.

Nessa Casa do Saber permaneceu por sete anos (1910-1907), sendo aluno, entre outros, do mestre Marques Oliveira (1853-1927).

Enquanto estudante, Eduardo Malta foi laureado com inúmeros galardões, porém, a sua vocação levou-o a conquistar, já na fase adulta, entre outros, três de grande prestígio, o Prémio Columbano, a Primeira Medalha da Sociedade Nacional de Belas Artes e a Medalha de Ouro da Exposição Internacional de Paris.

A sua carreira artística, com o passar dos anos, voltou-se, também, para a escrita. São da sua autoria os títulos: No mundo dos homens, Montanhas Russas, Do meu ofício de pintor, Vários motivos de arte, O Papagaio Azul, Retratos e Retratados (publicado no Brasil, pela editora A Noite), Nuno Gonçalves e algumas características da Escola Portuguesa da Pintura e Estrangeiros sobre Portugal.

Como ilustrador tem o seu nome ligado a inúmeros livros, jornais e revistas, (podemos encontra-lo, também, sob o pseudónimo Pápusse), contudo, foi como retratista que granjeou fama, inclusive internacional. Do seu cavalete saíram, aproximadamente, um milhar de estampas.

No ano de 1958, a 31 de maio, foi constituído Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. No ano seguinte, e até 1967, assumiu a direção do Museu Nacional de Arte Contemporânea. Foi membro efetivo da Academia Nacional de Belas Artes e correspondente da Real Academia de Bellas Artes San Fernando (Madrid).

Podemos encontrar em dissemelhantes museus, e coleções particulares, inúmeros retratos, tanto de pessoas das mais diversas profissões quanto de personalidades da cultura, da política, etc. Deparamo-nos, por exemplo, com pinturas que representam, Teixeira de Pascoaes (1877-1952), Aquilino Ribeiro (1885-1963), Amália Rodrigues (1920-1999), Francisco Craveiro Lopes (1894-1964), Cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira (1888-1977), António de Oliveira Salazar (1889-1970), do ditador Getúlio Vargas (1882-1954) e do banqueiro e economista Ricardo Ribeiro do Espírito Santo Silva (1900-1955).

As suas exposições, entre elas, Lisboa, Madrid, Paris, Londres e Rio de Janeiro, deram-lhe fama incondicional. Chegou a efetuar inúmeras conferências e foi cronista em diversos programas de rádio. Um artista multifacetado.

Alcançando os 60 anos de idade adquiriu, em hasta pública, o Solar dos Brito Pegado, no centro da Vila de Óbidos. Um belo espécime arquitetónico, de estilo maneirista, com laivos barrocos. Um palácio de elevada importância histórica e cultural, que chegou a receber, inclusive, no devido tempo, a Rainha D. Maria I (1734-1816) e o Rei consorte D. Pedro III (1717-1786). Na sua fachada, além da pedra de armas da família Brito Pegado, podemos ver duas lousas, uma em português vernáculo e outra em latim, comemorativas da estadia desses monarcas no ano de 1782.

Foi ali, na sua residência de férias, que, a 30 de maio de 1967, Eduardo Malta faleceu. Teixeira de Pascoaes referia-se à sua obra pictórica dizendo: “Os retratos de Eduardo Malta vivem carnal e espiritualmente”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia