Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
17° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
18° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C

O natal não são luzes, as luzes não são o natal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Numa altura de inflação, guerras, preços a disparar, alterações climáticas, será que somos assim tão infantis que não sejamos capazes de prescindir de luzes de natal?
Susana Simplício

Numa altura de inflação, guerras, preços a disparar, alterações climáticas, será que somos assim tão infantis que não sejamos capazes de prescindir de luzes de natal?

Também acho as luzes de natal muito bonitas, mas significam enormes custos económicos e ambientais. Todos os anos vejo árvores habitadas por pássaros a serem carregadas de luzes, expulsando-os do seu habitat natural.

Mesmo a redução do período para estarem acesas seja das 18h às 00h, ainda são 6 horas de eletricidade mal gasta e de poluição luminosa com efeitos negativos para a saúde como para os ecossistemas.

Dos estudos científicos conclui-se que Portugal é o país europeu que mais aumentou a sua área iluminada como também aquele que gera mais poluição luminosa por habitante e por PIB.

Que é feito da Resolução da Assembleia da República n.º 193/2019, para regular e adoptar medidas para combater o impacto da poluição luminosa no meio ambiente?

Será isto desenvolvimento ou ignorância? Informação não falta, basta colocá-la em prática. Faça-se luz na consciência coletiva e no espírito humano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quanto mais debates, mais gosto de ti

Durante o mês de Outubro, dará à estampa, pela editora Nuvem de Letras (chancela da Penguin Random House Grupo Editorial Unipessoal, Lda.), o livro Pelo Contrário, da autoria de Rui Correia e António Nabais, com ilustrações bem-humoradas de Hélio Falcão.

Francisco Martins da Silva

O mal das emoções

As emoções são e sempre serão parte da nossa vida, e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sabe disso. Desde os seus primórdios que a base teórica da MTC junta de uma forma lógica sintomas físicos e emocionais. O Fígado, por exemplo, tão depressa nutre os tendões como gera a criatividade, e tão depressa causa rigidez muscular como frustração e raiva.

Artigo 9

O Qì (氣) não tem de ser esotérico

Vários modelos teóricos de medicinas alternativas mencionam algum tipo de “energia” que flui no corpo humano e que permite que todas as estruturas funcionem corretamente. No caso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), temos o qì.

Artigo 8